UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

terça-feira, 23 de abril de 2024

Trabalho análogo à escravidão no Brasil: Bolsonaro defende o patrão

“Bolsonaro se posicionou criticando a Emenda Constitucional que visa expropriar a propriedade rural de quem pratica trabalho escravo.”

Júlia Andrade 
Unidade Popular Pelo Socialismo


Foto: Pedro Ladeira/Folhapress


BRASIL – Em uma cerimônia de anúncio da revisão de 36 normas sobre as regras de proteção da saúde e da segurança de trabalhadores que ocorreu ontem, (30), Bolsonaro se posicionou criticando a Emenda Constitucional que visa expropriar a propriedade rural de quem pratica trabalho escravo. O atual presidente, defendendo os proprietários, afirmou que nenhum deles “quer maldade para o seu funcionário nem quer escravizá-lo”, e que a linha que separa “trabalho escravo” de “trabalho análogo à escravidão” é muito tênue e leva terror ao produtor.

A Emenda Constitucional 81, de 2014, que alterou o artigo 243 da Constituição, propõe que “as propriedades rurais e urbanas de qualquer região do País onde forem localizadas culturas ilegais de plantas psicotrópicas ou a exploração de trabalho escravo na forma da lei serão expropriadas e destinadas à reforma agrária e a programas de habitação popular, sem qualquer indenização ao proprietário e sem prejuízo de outras sanções previstas em lei”.

Essa Emenda Constitucional surgiu da necessidade de dar amparo e segurança para os camponeses pobres, frente aos abusos dos grandes latifundiários, como relatados na matéria Camponeses Expulsos por Latifundiários Coronéis. Contudo, em mais uma demonstração de seu caráter fascista e subordinado aos interesses dos grandes latifundiários em maximizar seus lucros em detrimento da vida dos trabalhadores, Bolsonaro afirmou: “Isso não existe. Pode ser que exista na cabeça de uma minoria insignificante, aí tem que ser combatido. Mas deixar com essa dúvida quem está empregando, se é análogo ou não é, você leva o terror para o produtor”. 

MENTIRAS – Contra o que argumenta Bolsonaro, gráficos do Ministério do Trabalho mostra realidade do trabalho análogo à escravidão no país.


De acordo com o artigo 149 do Código Penal, o crime de reduzir alguém à condição análoga à escravidão se caracteriza por forçar uma pessoa a trabalho forçado ou jornada exaustiva, pela sujeição a condições degradantes de trabalho, ou mediante a restrição da liberdade de locomoção em decorrência de dívida. A pena, atualmente, chega a oito anos de reclusão. Porém, ainda que existam dispositivos legais para o combate ao trabalho escravo e provas concretas da exploração sofrida pelos trabalhadores do campo, o então presidente opta pela defesa dos exploradores: “Esse cidadão vai perder a fazenda. Vão ele, netos e bisnetos para a rua, se não for para a cadeia. Quem tem coragem de investir num país como esse? Ninguém”.

O mesmo Bolsonaro que defendeu que não existe fome no Brasil, defendeu que não é interesse dos grandes fazendeiros do país que as pessoas trabalhem em condições desumanas na busca por mais lucro. Aparentemente, Bolsonaro não vive no mesmo Brasil que todos nós.

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes