UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

quinta-feira, 28 de março de 2024

UP consegue registro no TRE-PE

Leia também

Foto: Jornal A Verdade


PERNAMBUCO A Unidade Popular (UP) é um Partido Politico em formação no Brasil, e conseguiu nesta terça-feira ( 09/07), no plenário do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) a aprovação por unanimidade da concessão de registro provisório do órgão de Direção Estadual. Só em Pernambuco a UP obteve o apoio de 72.896 eleitores (as), superando o percentual mínimo de 0,1% do eleitorado que votou no pleito de 2014 no estado, equivalente a 5.304 assinaturas, em atendimento ao disposto na Resolução TSE nº 23.571/2018.

No Brasil, a UP já reuniu o número mínimo de assinaturas para que o partido obtenha o registro definitivo junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). São mais de 492.100 assinaturas aptas nos cartórios eleitorais de todo o Brasil, além de agora ter onze  Diretórios Estaduais provisórios aprovados nos seus respectivos TRE´s.

Para Domingos, dirigente da UP-PE que presenciou o julgamento no TRE-PE, o deferimento do pedido da UP-PE, é uma vitória de todos, apesar de Pernambuco ser o 11º estado a conseguir, foi o primeiro que conseguiu o numero mínimo de apoiamentos no Brasil e afirmou “…Finalmente, deferir o nosso justo, suado e brigado, por uma militância aguerrida e de luta, o pedido de registro do Diretório Estadual de Pernambuco do Partido da Unidade Popular”. Assim foi importante o registro provisório da UP-PE, apesar de já ter em mais dez estados, a legislação exige nove Diretórios estaduais.

Outro aspecto de destaque no julgamento segundo Domingos, foi a brilhante “sustentação oral, quando Tiago afirmou que a UP é um partido fiel às raízes libertárias e de lutas dos Pernambucanos, e é por estas razões que o berço da UP é Pernambuco, um estado com heróis nacionais como Fernando Santa Cruz, morto pela ditadura militar, com o agravante de ter sua mãe, que tornou-se símbolo na luta dos desaparecidos políticos da ditadura, falecida há poucos dias, sem poder ter dado um enterro digno ao seu filho, cujos restos mortais até hoje não se sabe o paradeiro”.

A UP é um Partido com um programa que defende como proposta de saída da crise do capitalismo, a construção do socialismo, na qual defende entre outros pontos: O controle social de todos os monopólios e consórcios capitalistas e dos meios de produção nos setores estratégicos da economia; planificação da economia para atender às necessidades da população e acabar com as desigualdades regionais e sociais;  Nacionalização do sistema bancário e controle popular do sistema financeiro.

Redação Pernambuco
Jornal A Verdade


More articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos