UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

terça-feira, 23 de abril de 2024

Conselho Regional reúne grêmios do ABC Paulista e aprova refundação da ARES-ABC

Fundada em 2010, a Associação Regional de Estudantes Secundaristas do Grande ABC é uma importante entidade de luta estudantil que se caracterizou, em 2013, na grande mobilização em defesa do passe livre estudantil para a região. Na atual conjuntura de ataques à educação e aos direitos dos trabalhadores, o Conselho Regional de Grêmios votou por sua refundação.

Gabriel Francisco e Hendryll Luiz


Fotos: Jorge Ferreira / Jornal A Verdade

SÃO PAULO – O Conselho Regional de Grêmios do Grande ABC Paulista reuniu neste sábado, dia 21 de Setembro, dezenas de estudantes, de diversas escolas, para pautar a atual condição das escolas e da educação na região do Grande ABC e até no estado de São Paulo. Houveram participações e representantes de entidades estudantis como a FENET, UBES, Correnteza, e outros movimentos e entidades.


O Conselho foi recebido inicialmente com as falas de conjuntura mesa, onde foi apontado os graves problemas da educação e a importância deste conselho. Não demorou muito para que fosse aberto o momento de fala, onde diversos estudantes começaram a apontar a situação de sua escola, e a similaridade dos problemas apresentados. A revolta foi determinante. Essa agitação dos estudantes fez com que as denúncias se transformassem em discursos de apoio á uma entidade que os represente, a ARES-ABC, e, posteriormente, em palavras de ordem.

Tamanha a indignação dos estudantes no ABC que em suas falas as lágrimas e a comoção se fizeram presentes. Isso demonstra, na prática, como é importante a refundação de uma instituição que lute pela educação dos secundaristas, que lute para garantir uma merenda, o direito a uma biblioteca decente, que informe os estudantes qual é o papel de um grêmio, que se importe com a estrutura da instituição escolar, que possa entrar nas escolas e falar diretamente com os alunos, ouvi-los e apoiá-los acima de tudo. Com tantos cortes e precarizações, os estudantes precisam hoje de uma entidade que tenha capacidade de mobilizar os estudantes na luta por seus direitos.

Desse modo, foi aprovado por meio de votação a reconstrução da ARES-ABC. E ainda mais, os estudantes elegeram a comissão gestora resposável por organizar o 3° ConARES, que elegerá a nova diretoria da entidade.


Assim ocorreu o evento, entre abraços e gritos de motivação, o estudante marca mais uma vez o solo histórico do Grande ABC Paulista. A determinação e a esperança desses estudantes tem trilhado o caminho da luta, e com tanto esforço é evidente que os direitos estudantis serão conquistados e que cada punho cerrado que foi levantado nesse conselho é a garantia que a educação será prioridade daqui em diante!

Veja galeria completa do Conselho Regional de Grêmios

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes