UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sexta-feira, 19 de abril de 2024

Movimento Olga Benario organiza 3º Encontro no Rio Grande do Sul

O 3º Encontro do Movimento de Mulheres Olga Benario foi realizado para debater o papel das mulheres no combate ao fascismo.

Redação Porto Alegre 
Jornal A Verdade


Foto: Jornal A Verdade

PORTO ALEGRE – No último dia 8 de setembro, 40 companheiras de todo Estado do Rio Grande do Sul  realizaram o 3° Encontro Estadual do Movimento de Mulheres Olga Benario/RS no Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal do Rio Grande do Sul (Sintrajufe/RS). Com o tema “A necessidade da luta das mulheres contra o fascismo”, debatemos conjuntura nacional, histórico e bandeiras do Movimento de Mulheres Olga Benario e a importância das mulheres construírem um partido de novo tipo, a Unidade Popular pelo Socialismo.

De manhã houve apresentações de Priscila Voigt, presidenta estadual da Unidade Popular pelo Socialismo-RS, Talita Rosa, coordenadora estadual do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB-RS) e Nana Sanches, coordenadora nacional do Movimento de Mulheres Olga Benario.

No período da tarde, foram criados quatro Grupos de Trabalho:

1) Mulheres, Saúde e as Mulheres LGBT;
2) Mulheres e Educação;
3) Mulheres, acesso à terra e moradia;
4) Mulheres contra a violência doméstica.

Os Grupos tinham como objetivo debater a organização do Movimento, ampliando nosso trabalho e planejando novos cursos, materiais, plenárias e a formação de mais núcleos de reuniões do Olga.

Ao final, foram eleitas as companheiras que constituirão a coordenação estadual do Movimento de Mulheres Olga Benario, que se reunirão para encaminhar as propostas dos Grupos de Trabalho.

Ao longo do encontro tivemos a apresentação de poemas e muita música, momentos  ovacionados com o canto “ousar, valorizar, nossa cultura popular”. Foi um encontro emocionante e propositivo, o que demonstra que as mulheres que estão indignadas com esse sistema querem se organizar! Sabem que nossa emancipação depende da nossa organização coletiva e do fim do capitalismo, para construirmos, unidas, uma nova sociedade, sem machismo, sem o patriarcado, sem propriedade privada nem classes. Para construirmos a sociedade socialista!

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes