UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sexta-feira, 29 de março de 2024

Tribunal Superior Eleitoral inicia julgamento do registro da Unidade Popular

Leia também

Jornal A Verdade, edição nº 222, novembro de 2019, Página 04.

Thiago Santos, Vivian Mendes e Jorge Ferreira


LEGALIZAÇÃO – Membros da Unidade Popular acompanham julgamento em Brasília.

BRASIL – O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) iniciou, no último dia 24 de outubro, o julgamento do pedido de registro eleitoral do partido Unidade Popular (UP). Isso significou mais um passo rumo à conquista do registro desta nova organização de luta dos trabalhadores brasileiros. 

A militância da UP presenciou uma sessão histórica, em que o procurador eleitoral Humberto Jacques, além de apresentar parecer favorável, defendeu perante o plenário o registro da UP salientando que “todos os requisitos, por mais difíceis que sejam, foram alcançados”. Já o relator do processo, ministro Jorge Mussi, proferiu votou favorável ao registro alegando que “não poderia ser diferente, já que o partido cumpriu todas as exigências normativas”.

Com o pedido de vistas apresentado pelo ministro Tarcísio Vieira de Carvalho Neto, o ministro Edson Fachin fez questão de antecipar seu voto: “não se trata de concordar ou não com as ideias do partido, se trata de observar se foram cumpridos os requisitos, e não resta dúvida que todos os elementos foram preenchidos”.

Apesar de ter pedido vistas, o ministro Tarcísio de Carvalho afirmou que “não resta dúvida que deve ser aprovado o pedido do partido”. O ministro explicou que o motivo do pedido se devia à mudança recente no prazo de vigência das comissões provisórias. Ocorre que o TSE havia aprovado resolução para impedir que as comissões provisórias sejam reconduzidas indefinidamente. Para isso, passou a exigir que os partidos fizessem constar expressamente em seus estatutos a vedação, fato ocorrido em 2017, portanto, posterior à data em que foi aprovado o estatuto da UP em sua assembleia de fundação. Já em 2019, o Congresso Nacional aprovou uma Lei que fixa em, no máximo oito anos, o mandato das comissões provisórias.

A sessão foi suspensa e a votação será retomada após a devolução do processo pelo ministro Tarcísio. Restam se manifestarem mais cinco ministros. Até agora, o pedido de registro da UP não tem nenhum voto contrário.

A Unidade Popular é um partido em construção que respeitou todas as diversas exigências para seu registro, sem contar com nenhum financiamento de empresa, banco ou empreiteira, que contou com o apoio de mais de 1 milhão e 200 mil assinaturas para que pudesse existir como meio de representação do povo brasileiro.

More articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos