UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

terça-feira, 16 de abril de 2024

Curso sobre o livro “Fundamentos do Leninismo” de Josef Stálin

O livro de Josef Stálin sintetiza com avidez revolucionária os princípios elementares do Marxismo-Leninismo através dessa obra que ensina e educa milhões de trabalhadores ao redor do mundo. 

Redação Pernambuco 
Jornal A Verdade


Capa do livro “Fundamentos do Leninismo”, livro de Stálin escrito nos anos 20. Essa é a versão mais recente das Edições Manoel Lisboa.

GARANHUNS (PE) – O Movimento Luta de Classes  (MLC), em parceria com a União da Juventude Rebelião (UJR) e o Movimento de Mulheres Olga Benário, iniciou no dia 07 de Janeiro seu 1° Curso de Férias de Formação Marxista com o livro “Fundamentos do Leninismo”.

O primeiro módulo contou com seis militantes que participaram ativamente do curso, onde foi abordada a obra fundamental de Stálin, escrita em 1924, que assume grande relevância por sintetizar as contribuições dadas por Vladimir Lênin em uma luta ferrenha contra o oportunismo da II Internacional, característica revelada na política de conciliação de classes, de cooperação do proletariado com a burguesia, expondo que por sua natureza social o “oportunismo” é uma manifestação da ideologia e da política pequeno-burguesa.

Lênin definiu como “oportunismo de direita”, o conjunto de opiniões teóricas e orientações táticas que se baseiam na submissão ao movimento operário espontâneo, na ideia “reformista” da transição gradual do capitalismo em socialismo e na renúncia à revolução socialista e a conquista do poder pela classe operária. Reflete os estados de ânimos da cúpula aburguesada da classe trabalhadora, a aristocracia operária, e os setores médios da sociedade capitalista. Comportamento típico em muitas teses e partidos de ontem e que se manifesta ainda hoje em vários partidos no Brasil.

Já o “oportunismo de esquerda” é uma mescla de proposições ultrarrevolucionárias e aventureiras que se apoiam nas ideias voluntaristas sobre a onipotência da “violência revolucionária”. Reflete as vacilações no ânimo social dos pequenos proprietários que se arruínam e seus elementos incapazes de sustentar uma luta de classes firme e organizada. Não leva em conta as etapas de desenvolvimento social e empurra o movimento operário no caminho de aventuras políticas e sacrifícios sem sentido. O Oportunismo de esquerda e de direita, apesar de toda a sua diferença e aparente contradição, estão unidos pela hostilidade ao marxismo-leninismo.

Lênin também contribui com aportes dados ao marxismo que indicam um novo momento histórico, caracterizado pelo avanço da revolução proletária e o imperialismo. Desta forma, Stálin nesta obra ofereceu aos milhares de militantes do movimento comunista mundial uma ferramenta teórica extraordinária e fundamentalmente uma arma imprescindível na luta pela revolução mundial e a luta Anti-imperialista de libertação nacional dos povos. Após a leitura de cada capítulo eram abertas as intervenções, proporcionando um rico debate entre os participantes.

“O primeiro módulo foi um sucesso, mais militantes já se interessaram e se comprometeram em participar dos próximos.  Estamos preparando novos cursos para os meses de janeiro e fevereiro. Esta atividade é parte do esforço do MLC, UJR e MMOB em formar os sindicalistas, a juventude e as mulheres para as lutas cotidianas, desenvolver a consciência revolucionária dos militantes e nos preparar  para as lutas que se aproximam.” – Afirmaram os coordenadores do curso.

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes