UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

quinta-feira, 25 de abril de 2024

Estudantes reorganizam Grêmio do IF Barbacena

Reportagem anexada na edição 223 do jornal impresso, página 07.

Ana Júlia Rezende


Foto: Jornal A Verdade

MINAS GERAIS – O Grêmio Estudantil Hamilton Navarro é a entidade representativa dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Instituto Federal campus Barbacena, e foi fundado na década de 1930, quando o Instituto se chamava Escola Agrotécnica Federal de Barbacena-MG. 

Em seu estatuto havia um artigo que estabelecia a presença de um professor orientador, que detinha poderes superiores aos do presidente, subordinando a luta estudantil à figura de um professor e acabando com a liberdade discente.

Foi, inclusive, devido a esta intervenção da instituição que o grêmio ficou meses inativo, após ser dissolvido quando a direção, através da professora orientadora, impediu a realização de uma assembleia-geral que convocaria os estudantes para defenderem seus direitos no segundo tsunami da educação. Ferindo o estatuto da entidade estudantil, o diretor-geral indicou, através de portaria, uma comissão eleitoral composta exclusivamente por professoras e professores.

A professora indicada pela direção para a presidência da Comissão Eleitoral convocou uma palestra para debater a importância do grêmio. A atividade contou com a presença do diretor da Fenet Arthur Quadra, que falou aos estudantes sobre o papel das entidades estudantis nas conquistas de direitos e, ao final, encaminhou uma votação na qual os presentes aprovaram por unanimidade a proposta de retirar o professor orientador do estatuto do grêmio pela primeira vez em 82 anos e de indicar um representante da entidade nacional para a comissão eleitoral.

Em 18 de novembro, a chapa “Liberdade é não ter medo”, após uma forte mobilização com passagens em sala e reuniões de construção, foi eleita por 135 votos, em uma vitória histórica do movimento estudantil barbacenense.

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes