UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sábado, 20 de abril de 2024

Medida Provisória reduz acesso ao INSS

Reportagem anexada na edição 223 do jornal impresso, página 06.

Ludmila Outtes


Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem

BRASÍLIA – A Medida Provisória nº 905/2019, que cria o “Contrato de Trabalho Verde e Amarelo”, é um aprofundamento das Reformas Trabalhista e da Previdência, que isenta os grandes empresários das cargas tributárias, jogando o peso da crise mais uma vez sobre as costas da classe trabalhadora.

Essa “nova modalidade” de emprego retira dos patrões a obrigatoriedade de pagamento do INSS, ao mesmo tempo em que institui o recolhimento de 7,5% do valor do seguro-desemprego para esse tributo. Ou seja, alivia os mais ricos e onera os mais pobres. Além disso, a MP também retira do rol de acidentes de trabalho aqueles ocorridos no percurso do trabalhador de sua casa até o trabalho e do trabalho até sua casa, além de reduzir o adicional de periculosidade a que algumas categorias têm direito.

Mas a maldade não para por aí. A MP também traz a revogação de vários dispositivos de outras leis, entre elas, a CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) e a Lei nº 8.213/1991, que institui os assistentes sociais no atendimento ao público na Previdência Social.

O serviço social do INSS tem como função a orientação e o acompanhamento da população no acesso aos serviços previdenciários e seguros sociais. Esse serviço fazia parte da Política da Previdência Social há 75 anos. Atualmente, ele representava o único contato pessoal do trabalhador e da trabalhadora no INSS, já que o Instituto vem passando por um processo de “digitalização” do atendimento, numa clara tentativa de dificultar o acesso de quem mais precisa.

Em todo o país, mais de 1.400 assistentes sociais nas agências do INSS presta, em média, todos os anos, 1 milhão e 300 mil atendimentos à população. Esses atendimentos são realizados de forma individual e coletiva, nas agências ou fora delas (em unidades de saúde, organizações não governamentais e até mesmo em domicílio), garantindo acesso às pessoas que mais precisam em locais distantes. Os atendimentos são para os segurados da Previdência Social e também para a população em geral que busca atendimento nas agências do INSS.

Essa medida aprofunda o desmonte na Previdência Social – que já estava sendo praticado desde antes da aprovação da Reforma da Previdência, com o sucateamento das agências do INSS e o fim de concursos públicos para suprimento das vagas em aberto –, dificultando o acesso dos mais pobres aos seguros e aposentadorias por idade, invalidez ou deficiência, representando assim mais um grave ataque aos direitos dos mais pobres, os que mais necessitam de assistência do Estado.

“Retirar assistentes sociais do INSS é inviabilizar a realização de avaliações sociais da pessoa com deficiência, para acesso ao BPC/LOAS (Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica de Assistência Social) – aposentadoria especial para deficientes e idosos de baixa renda –, de avaliações sociais para acesso às aposentadorias especiais de pessoas com deficiência e emissão de pareceres sociais que fazem parte de diversos processos de reconhecimento de direito e concessão de benefícios previdenciários. Isso tudo significa dificultar à população o acesso a estes direitos!”, informa em nota o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS).

“O serviço social realizado dentro do INSS é de grande importância. O Brasil ainda tem um alto grau de analfabetismo. A exclusão digital então é uma realidade ainda mais perversa. Sem pessoas preparadas para atender tanta gente que não sabe minimamente dos seus direitos, os direitos destas pessoas ficam inviabilizados”, adverte o defensor público da União, Thales Arcoverde Treiger na revista Painel Político.

Com a publicação da MP, os Conselhos Regionais de Serviço Social e Sindicatos em todo o país organizam mobilizações junto aos deputados e senadores para tentar impedir mais esse retrocesso. Porém, além dos assistentes sociais, a população será a mais prejudicada com essa Medida Provisória, tendo em vista a dificuldade de acesso aos seus direitos. Por isso, precisamos denunciar mais esse ataque do governo dos banqueiros e patrões, que salvaguarda a burguesia enquanto esmaga cada vez mais os mais pobres desse país.

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes