UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

quinta-feira, 28 de março de 2024

Supervia reduz frota de trens no Rio

Leia também

Reportagem anexada na edição 223 do jornal impresso, página 06.

Raphael Assis


Foto: Reprodução/ATS

RIO DE JANEIRO – Desde o dia 18 de novembro, a Supervia, empresa que detém o monopólio do transporte ferroviário no Rio de Janeiro, está operando com uma redução da frota das composições devido a uma falha mecânica que atingiu 40 trens de fabricação chinesa, que foram retirados de circulação para manutenção.

A situação para milhares de trabalhadores que dependem dos trens para se locomover na Região Metropolitana tem sido caótica desde então: vagões velhos, sucateados e superlotados, atrasos de mais de 30 minutos em ramais como o de Saracuruna e Belford Roxo, além de acidentes como o descarrilamento que ocorreu, logo no primeiro dia da redução da frota, envolvendo um trem do ramal Gramacho. 

O governo do Estado, diante desse cenário de completo abandono dos usuários, nada tem feito. Ao contrário, o preço das passagens, que havia aumentado no início deste ano para R$ 4,60, continua sendo cobrado integralmente, apesar de haver menos trens circulando e, consequentemente, a qualidade do serviço ter diminuído. 

A Defensoria Pública do Rio de Janeiro realizou uma reunião de conciliação com a Supervia no dia 25/11 para tentar fazer com que houvesse uma compensação dos passageiros diante da queda da qualidade do serviço, mas a tentativa foi em vão: a empresa se negou a baixar o preço das passagens, mesmo já admitindo que as operações só voltam ao normal em janeiro de 2020.

Isso é o que acontece quando serviços essenciais à sociedade, como o transporte, são entregues à gestão privada, pois não há interesse em melhorar o serviço e a qualidade de vida da população por parte dos empresários. Eles têm apenas ganância por mais lucros, mesmo quando isso passa por cima da nossa segurança e do nosso bem-estar, como já foi provado inúmeras vezes antes, por meio dos acidentes que historicamente já aconteceram com os trens da Supervia, desde descarrilamentos, colisões e corpos arrastados nos trilhos. 

Logo, é preciso que o povo carioca se mobilize contra o sucateamento do transporte ferroviário ocasionado pela péssima gestão da Supervia. Além disso, é necessário reivindicar a imediata redução da tarifa das passagens, pelo menos até as operações voltarem ao normal. Mas nossa luta não deve parar por aí: temos que exigir a estatização da concessão da malha ferroviária do Rio, pois um serviço tão importante para os trabalhadores não pode ficar nas mãos de empresários gananciosos.

More articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos