UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

quinta-feira, 28 de março de 2024

Monumento em homenagem aos alagoanos vítimas da Ditadura Militar é restaurado na Ufal

Leia também


Memorial foi inaugurado em 2010 e estava há nove anos sem manutenção

Memorial Pessoas Imprescindíveis. Foto: Alex Viturino

O monumento em homenagem aos nove alagoanos vítimas da Ditadura Militar foi restaurado após solicitação do Centro Cultural Manoel Lisboa à Secretaria de Infraestrutura da Ufal. A obra de arte está instalada na Praça da Paz, parte central do campus A.C. Simões, em Maceió.

O memorial é dedicado aos alagoanos Odjas de Carvalho, José Gomes Teixeira, Luiz Almeida de Araújo, Túlio Roberto Quintiliano, Jayme Amorim Miranda, Manoel Fiel Filho e dos ex-alunos da Ufal, José Dalmo Guimarães, Gastone Lúcia Beltrão e Manoel Lisboa de Moura. Ele é o único em Alagoas em homenagem às vítimas da ditadura e, mesmo assim, estava sem devidos cuidados desde sua instalação, há 9 anos.

Como parte do projeto Direito à Memória e à Verdade da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, o Memorial de Pessoas Imprescindíveis de Alagoas foi inaugurado em 29 de novembro de 2010. Ao todo, durante cinco anos, de 2006 a 2011, o projeto instalou 26 memoriais criados pela artista plástica Cristina Pozzobon em diversos estados do Brasil.

Inauguração, em 2010, da placa Direito à Memória e à Verdade – Aos que morreram na luta por um Brasil livre. Foto: Ascom/Ufal

A instalação na Ufal foi uma iniciativa do Centro Cultural Manoel Lisboa de Moura e do DCE-UFAL (gestão Correnteza) em parceria com a Secretaria Nacional de Direitos Humanos e a Reitoria da Universidade.

Para Ésio Melo, membro da Unidade Popular e coordenador Geral do DCE-UFAL à época, “a restauração do monumento é fundamental para manter acesa a memória dos heróis que deram suas vidas por democracia e liberdade. Principalmente, neste momento político do país, quando o governo fascista de Bolsonaro e dos militares faz sinal de retorno ao período cruel da história que sequestrou, torturou e matou centenas lutadores por um país livre e soberano”.

Por Redação Alagoas

More articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos