UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

quinta-feira, 28 de março de 2024

Unidade Popular apresenta pré-candidatos em Natal

Leia também

CANDIDATURAS DO POVO – Samara Martins e Francisco Dias representam a Unidade Popular no Rio Grande do Norte (Foto: Reprodução/Jornal A Verdade)
Redação Rio Grande do Norte
Jornal A Verdade

NATAL (RN) – O Diretório Municipal de Natal (RN) aprovou os nomes de Samara Martins e Francisco Dias como pré-candidatos a vereador nas Eleições 2020. Lutadores populares comprometidos com as causas do povo pobre e preto, ambos representarão em suas campanhas a construção coletiva de uma alternativa para a capital potiguar.

Samara Martins, 32 anos, é mulher negra, mãe, dentista, hoje ocupa a vice-presidência nacional da Unidade Popular e milita no Movimento de Mulheres Olga Benario. No Rio Grande do Norte, Samara ajudou a reorganizar a Uesp, entidade estudantil, e ingressou na faculdade de Odontologia da UFRN. Foi presidente do Centro Acadêmico do curso e diretora da União Nacional dos Estudantes.

Samara, portanto, é comprometida com a luta por uma sociedade socialista desde a juventude e hoje atua na defesa dos diretos dos trabalhadores, das mulheres e dos negros e negras. Através do Movimento de Mulheres Olga Benario, participa e apoia a luta dos sem-teto pelo direito à moradia e principalmente das mulheres negras e pobres, que são as principais vítimas da exclusão da sociedade capitalista.

“É um orgulho ser pré-candidata pela UP porque foi um partido construído na luta pelo povo pobre, preto, pelas mulheres, trabalhadoras e trabalhadores. É uma tarefa coletiva e desafiadora. Nosso papel é desgastar o sistema capitalista que nos oprime, ocupar os espaços de poder, uma política feita por nós para nós”, disse Samara Martins.

Trabalhadores Organizados

Francisco Dias tem 42 anos, pai de três filhos, morador da periferia de Natal e é militante do Movimento Luta de Classes (MLC). Trabalhador e evangélico, Dias, ou Tico, como é conhecido no bairro em que nasceu e mora até hoje, o Guarapes, já trabalhou como auxiliar de serviços gerais em escola pública, como agente de limpeza urbana e hoje é servidor técnico-administrativo concursado no IFRN.

Atuou como sindicalista no Sindicato dos Servidores Públicos da Gestão Direta (Sinsp) e agora é coordenador geral do Sindicato dos Servidores Públicos Federais (Sinasefe/Natal), sempre desenvolvendo a luta pela garantia de direitos da classe trabalhadora.

Dias falou para o Jornal A Verdade: “Não esperava receber esta tarefa, mas me deixa muito feliz ter recebido a confiança dos companheiros da UP para ser pré-candidato a vereador. Tenho certeza de que sairemos mais fortes e organizados desta empreitada. Precisamos dar voz às periferias e aos trabalhadores organizados porque é de lá que nós viemos. A Unidade Popular em Natal reafirma, assim, seu compromisso em organizar a luta do povo pobre da nossa cidade contra as elites e oligarquias gananciosas que há séculos exploram e oprimem o nosso povo. Nos organizando, lutando, construindo o poder popular é que venceremos. Faremos das eleições uma grande tribuna popular da periferia para a periferia. Venceremos!”

More articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos