UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

quinta-feira, 18 de abril de 2024

“Mais uma batalha vencida na cidade de Mauá”

Amanda Bispo

MAUÁ (SP) – Nesta noite de domingo (29) dormimos com mais uma batalha vencida, dentre muitas outras que agora virão, na cidade de Mauá. O segundo turno das eleições para prefeitura da cidade teve como resultado a eleição de Marcelo Oliveira do PT com 50,74% dos votos, contra 49,26% de Átila Jacomussi do PSB (2.676 votos de diferença)

Esta é uma vitória para a luta das trabalhadoras e dos trabalhadores da cidade de Mauá. Vivemos em nosso país hoje debaixo de um governo federal fascista, composto por militares, envolvido até o pescoço com esquemas de corrupção. O governo Bolsonaro tem um principal objetivo que é manter os lucros de grandes milionários, a boa vida de quem nos explora e os privilégios dos banqueiros. Frente a esse cenário, derrotarmos os representantes do fascismo em nossa cidade, como é o caso de candidaturas como a de Juíz João (PSD), Professor Betinho (PSL) e Mauro Roman (PRTB), declaradamente apoiadores e membros de partidos que apoiam esse governo fascista do ex-capitão Jair Bolsonaro é uma vitória para o povo de Mauá. Além também de termos eleito uma nova prefeitura que assumiu compromissos com a defesa da democracia e dos direitos do povo. 

Mauá chegou à marca de 405 mortes pelo novo coronavírus e mais de 9278 infectados. Uma escolha foi feita pelo presidente do país, pelo governo do Estado, pelo atual prefeito Átila e essa escolha não foi defender a vida do povo. Felizmente derrotamos uma prefeitura que escolheu deixar o povo à morte e não enfrentar essa grave pandemia, que iniciou o ano sem um contrato para prestação do serviço público de saúde, fechou o hospital de campanha enquanto os casos de Covid-19 na cidade ainda não haviam diminuído e esteve envolvido num caso de superfaturamento desse hospital, assim como de luvas e máscaras. A condição de trabalho dos servidores públicos da cidade está cada vez mais precarizada, logo os trabalhadores que prestam todos os serviços da prefeitura e fazem com que ela possa funcionar. 

O povo da nossa cidade está de olho no que acontece em nosso país e em nossa cidade e deu uma resposta com esse resultado da eleição. Crescem as lutas populares em Mauá: foram os movimentos sociais que conquistaram importantes vitórias – como o retorno de parte da frota de ônibus da cidade nos últimos meses – e que lutam contra o fascismo e pelos direitos do povo. Cresceu em Mauá a indignação de um povo que vê sua vida ficando cada vez pior enquanto, ao contrário disso, a vida dos grandes ricos é repleta de facilidades.

Ao mesmo tempo cresceu também a organização desse povo, disposto a lutar por uma sociedade mais justa para si, seus familiares, vizinhos, amigos e companheiros de classe. Como demonstrou a Unidade Popular pelo Socialismo que, com sua dedicação e abnegação, esteve ao lado do povo nos últimos meses conversando sobre a situação da cidade, sobre a necessidade da luta e que com certeza influenciou o resultado dessas eleições na cidade de Mauá.

Certamente vivemos uma vitória, mas ao mesmo tempo ainda temos grandes batalhas a serem travadas. A luta mais urgente para nosso povo atualmente é a derrubada do governo Bolsonaro, a retirada do fascismo do poder e a defesa da democracia. Ao mesmo tempo precisamos lutar por um mundo verdadeiramente livre das explorações que nós trabalhadoras, trabalhadores, jovens, mulheres, negras e negros vivemos. Nosso povo somente se libertará quando construirmos o socialismo e para isso a organização do poder popular em cada bairro de Mauá crescerá. Não tenhamos dúvidas de que, nesse próximo período, virão fortes enfrentamentos. A UP está certa de que esses desafios encontrarão um povo disposto a lutar para construir um país e uma cidade dignos, sem a exploração dos trabalhadores a que hoje estamos submetidos.

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes