UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sexta-feira, 19 de abril de 2024

SINDLIMP Agreste realiza I Encontro de Cipeiros

Redação Caruaru – PE


No último sábado, dia 19/12, foi realizado em Caruaru-PE, o I encontro de Cipeiros dos trabalhadores da Limpeza Urbana do Agreste.  Estiveram presentes cipeiros dos municípios de Garanhuns, Santa Cruz do Capibaribe e Caruaru.  Além da participação da diretoria do SINDLIMP e do Movimento Luta de Classes – MLC.  O encontro ocorreu na parte da manhã, com as normas de segurança devido a pandemia,  o uso de máscaras e álcool gel.

O evento teve como pauta principal a organização dos trabalhadores e a luta contra o fascismo: Onde no primeiro ponto foi estudado o Jornal A Verdade, importante instrumento de formação para a classe trabalhadora e em especial a categoria dos agentes de limpeza urbana. Foi estudado o editorial do jornal com ênfase na conjuntura política que a população vem sofrendo dia a pós dia. Foi debatido a necessidade da organização dos trabalhadores, seja nos sindicatos classistas e nas centrais como o MLC que em todos os cantos do país vem cumprindo um papel importante na defesa não apenas dos direitos, mais da vida dos/das trabalhadores e trabalhadoras.

No segundo ponto foi discutido a importância da CIPA como conquista através da luta da classe operária e a atuação de cada cipeiro dentro do seu local de trabalho. Por fim, foi reafirmado a necessidade de fortalecer cada vez mais o trabalho sindical, pois somente um sindicato forte é capaz de defender os direitos dos/das trabalhadoras frente aos desmandos dos patrões.

Ao final, foi feito um balanço da atuação do Sindicato no ano de 2020. Onde foi reafirmado que apesar das inúmeras dificuldades, o Sindicato com o apoio de movimentos o MLC  e a da UJR realizaram em plena pandemia 4 greves de 24h cada uma, que resultaram nos pagamentos dos salários e  férias atrasados. Junto ao setor jurídico reintegrou diretores que estavam afastados, vítimas de perseguição da empresa Locar Engenharia Ambiental; Também foram realizadas campanha de solidariedade com os/as  trabalhadores/as que foram demitidos/as, atrás de arrecadação de cestas básicas. Além de encontros de formação com o Jornal A Verdade.

Foram aprovadas as seguintes propostas: 1- Fortalecer a atuação de cada cipeiro dentro dos seus locais de trabalho; 2- Realizar em 2021 encontro de prevenção e segurança, voltado para a categoria; 3- Fortalecer o trabalho do Jornal A Verdade  junto a categoria, através da realização de brigadas mensais nos pontos de apoio e garagem das empresas; 4- Organizar campanha de filiação de sócios nos municípios do agreste onde o SINDLIMP  tem trabalho; 5- Fortalecer a patrulha sindical , como uma ferramenta de defesa de cada trabalhador e trabalhadora.

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes