UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sábado, 20 de abril de 2024

Correnteza promove Seminário da Universidade Brasileira

MUITA LUTA. Movimento Correnteza está presente nas principais universidades do país (Foto: Divulgação)

O evento foi marcado pelo debate sobre a realidade da educação e das universidades diante dos ataques do governo Bolsonaro e do agravamento da pandemia, além da eleição da nova coordenação nacional do movimento.

Da Redação


JUVENTUDENeste domingo (28), o Movimento Correnteza realizou o Seminário Universidade Brasileira, um encontro nacional de forma virtual que reuniu mais de 200 lideranças estudantis e contou com representação de 18 estados brasileiros. O evento foi marcado pelo debate sobre a realidade da educação e das universidades diante dos ataques do governo Bolsonaro e do agravamento da pandemia, além da eleição da nova coordenação nacional do movimento.

A mesa de abertura debateu os desafios da educação no governo Bolsonaro. Mediada pelos estudantes Sarah Domingues (UFRGS) e Matheus Henriques (UFCG), diretores da UNE (Oposição de Esquerda), a mesa contou ainda com a exposição de Luiz Araújo, do Sindicato Nacional das Instituições de Ensino Superior (ANDES), Priscila Voigt, do Diretório Nacional da Unidade Popular (UP), e Daniel Cara, cientista político, membro da Campanha Nacional pelo Direito à Educação e representante no Conselho Universitário da UNIFESP.

Os convidados pontuaram as principais lutas a serem travadas, como a necessária revogação da Emenda Constitucional nº 95 (que congela os investimentos em educação e saúde por 20 anos) e o plano nacional de vacinação, medidas essenciais para garantir o retorno seguro às aulas e o investimento necessário na educação. Segundo Daniel, “as pessoas não entendem que a única quarentena que deu certo foi a da educação […] se a educação não tivesse feito quarentena, o cenário da pandemia estaria completamente descontrolado”.

As lideranças estudantis presentes defenderam a necessidade do retorno do auxílio emergencial e o fortalecimento da assistência estudantil nas universidades para assegurar a condição de vida dos estudantes e combater a evasão advinda da pandemia. Além disso, o encontro se solidarizou com Raphael Almeida e Giovanna Almeida, estudantes da UFRJ e militantes do Movimento Correnteza, que estão sendo criminalizados e processados pelos Supermercados Mundial no Rio de Janeiro por participarem de um protesto contra a fome. 

Nova onda de lutas 

Na parte da tarde, os estudantes se dividiram em grupos de trabalho para pensar propostas e lutas relativas às universidades privadas, política de permanência, orçamento da educação, combate ao machismo, racismo e LGBTfobia, além de elaborar sobre a comunicação do movimento e sua presença nas Executivas Nacionais de curso.

Por fim, o seminário aprovou a nova composição da Coordenação Nacional do Movimento Correnteza, composta por 16 combativas lideranças estudantis de todas as regiões do país. Além disso, fruto do crescimento do movimento nas universidades e da sua rebeldia na defesa da educação pública, os representantes do Correnteza na UNE apresentaram o informe do crescimento da presença do movimento na Executiva Nacional da entidade máxima dos estudantes universitários do Brasil. A partir de agora, a companheira Isis Mustafa, da UFABC, será diretora de Relações Internacionais da UNE. 

Para Gabryel Henrici, secretário-geral da UNE e coordenador do Correnteza, a realização do Seminário Universidade Brasileira fortalece a mobilização da juventude, mesmo durante a pandemia. “Nosso foco agora é crescer a luta pela vacinação imediata da população, por mais verbas na educação, permanência estudantil nas universidades e pelo Fora Bolsonaro”, disse.

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes