UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sábado, 20 de abril de 2024

MLB conquista 48 apartamentos em João Pessoa

APARTAMENTOS – Trabalhadores e famílias organizadas pelo MLB conquistam novos apartamentos. (Foto: Reprodução/Jornal A Verdade)
“A Comissão da Ocupação se reuniu várias vezes, fez plenárias com as famílias e, para surpresa geral, a secretária de Habitação informou que o então prefeito, Luciano Cartaxo (PV), havia decidido não contemplar mais as famílias do MLB.”
Redação Paraíba
Jornal A Verdade

JOÃO PESSOA (PB) – No final do último mês de janeiro fechou-se um ciclo de quase sete anos de luta das famílias da Ocupação Nelson Mandela, no Bairro das Indústrias, em João Pessoa (PB). Em julho de 2014, o MLB passou a coordenar a ocupação, que já existia há alguns meses, e que só agora conquistou seu objetivo principal: a moradia própria. Foram 48 apartamentos destinados pela Prefeitura Municipal no Residencial Vista Verde I, situado no mesmo bairro.

A primeira luta após a chegada do MLB à ocupação foi enfrentar o latifundiário que estava loteando a terra vizinha e já havia despejado a comunidade duas vezes. “Nós dissemos que só sairíamos dali para uma casa digna e ocupamos o gabinete do prefeito pedindo providências, já que a área ocupada pertence à prefeitura e as famílias deveriam ser incluídas na lista de prioridade”, relata João Batista, coordenador do MLB na cidade.

“Na época, nos ofereceram ir para outro bairro, mas as famílias optaram por esperar a edificação com data de dois anos para ser entregue no próprio Bairro das Indústrias. Um ano e meio depois, já na fase de acabamento, a construtora abandonou a obra. Nós, então, travamos a luta em busca de recursos para a retomada, pois não havia mais Minha Casa, Minha Vida. Foram várias ocupações na Caixa Econômica”, completa.

Retomada a obra, veio um silêncio da Secretaria. A Comissão da Ocupação se reuniu várias vezes, fez plenárias com as famílias e, para surpresa geral, a secretária de Habitação informou que o então prefeito, Luciano Cartaxo (PV), havia decidido não contemplar mais as famílias do MLB. Outra ocupação do gabinete do prefeito foi realizada, às vésperas do Natal, para exigir a moradia para as famílias e, enfim, foram acertados os compromissos e a vitória final, com a entrega das chaves dos apartamentos, se concretizou.

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes