UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

quinta-feira, 28 de março de 2024

Ato em frente ao consulado dos EUA em Recife lembra o dia 26 de julho

Leia também

Ato em frente ao Consulado dos EUA de Recife-PE. Foto: Jessica Nathalia.

Hoje, no dia 26 de julho, o Movimento Brasileiro de Solidariedade com Cuba estará realizando Atos Públicos na frente de todas as representações diplomáticas dos EUA no Brasil: Embaixada dos EUA, em Brasília e de seus consulados em Recife, Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro, para exigir a imediata suspensão do criminoso bloqueio econômico, financeiro e comercial contra Cuba e a devolução do território da sua base militar em Guantánamo.

Há exatos 68 anos, em 26 de Julho de 1953, Fidel Castro e outros revolucionários como Abel Santamaria e Raul Castro, executaram o grande assalto ao quartel de Moncada, em Santiago de Cuba, dando início ao processo revolucionário pela derrubada do governo tirano de Fulgêncio Batista e a construção do socialismo. O assalto a Moncada foi um momento determinante para a formação dos combatentes que fizeram triunfar a Revolução, criando novas lideranças e emulando a convicção ideológica de que precisavam fazer cair o governo covarde, brutal e de miséria de Batista.

O ato em Recife ocorreu por volta as 10:30h, em frente ao consulado dos EUA, onde vários oradores se revezaram no carro de som e queimaram a bandeira dos EUA, como repudio a politica dos EUA de bloqueio a Cuba.

Estiveram presentes representantes do Centro Cultural Manoel Lisboa (CCML), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra ( MST), a União da Juventude Rebelião( UJR), a União da Juventude Comunista( UJC), a União dos Estudantes Secundaristas do Estado de Pernambuco( UESPE), a União dos Estudantes de Pernambuco( UEP), o DCE da UFPE, a Consulta Popular, Levante Popular da Juventude, o Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Pernambuco (SEEPE), a Unidade Popular(UP), o Partido Comunista Revolucionário( PCR), o Partido Comunista Brasileiro(PCB), entre outas organizações.

Para Cajá, Presidente do Centro Cultural Manoel Lisboa e representante do Forum de Partidos e entidades solidarias à Cuba “Esta foi a forma encontrada pelo movimento de solidariedade com Cuba no Brasil para celebrar os 68 anos do início da revolução socialista de Cuba, com o histórico assalto ao quartel Moncada, em Santiago de Cuba, em 26 de julho de 1953”.

Pela imediata suspensão do criminoso bloqueio contra Cuba. Ao encerramento os presentes gritaram palavras de ordem como:

Viva Fidel e a Revolução!

Abaixo o imperialismo!

Cuba sim, ianques não!

Redação  de PE.

Ato em frente ao consulado do EUA em Recife-PE.
Ato em frente ao consulado do EUA em Recife-PE.

More articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos