UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sexta-feira, 19 de abril de 2024

Estudantes do IFSP realizam ato pelo pagamento das bolsas atrasadas e pelo Fora Bolsonaro

FORA BOLSONARO – Estudantes se manifestam pelo pagamento das bolsas de permanência e pela saída do presidente inimigo da educação (Foto: A Verdade)

Sabrina Ferreira

SÃO PAULO – No 13 de Julho, estudantes do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) realizaram uma manifestação para denunciar o estrangulamento do orçamento das instituições federais; a consequência dos cortes de verba tem sido o atraso sem perspectiva de solução do pagamento das bolsas de programas como Auxílio Permanência, incentivo a pesquisa, ensino e extensão (pilares principais do IFSP) e iniciações científicas. 

As reivindicações são pela priorização orçamentária do pagamento das bolsas e programas de permanência estudantil, pelo fim dos cortes na educação e pelo Fora Bolsonaro, inimigo número um da educação pública. 

O ato foi organizado pelo grêmio Livre Estudantil Charlie Chaplin, Diretório Acadêmicos das Licenciaturas, Centros Acadêmicos e pela Federação Nacional dos Estudantes de Ensino Técnico (FENET). Os estudantes se concentraram em frente ao campus do IFSP e caminharam pela Avenida Cruzeiro do Sul, até a estação de metrô, para denunciar a falta de verbas da educação. 

A estudante Roberta Pereira foi aprovada como bolsista de um projeto de extensão, mas não tem perspectiva de receber a bolsa de R$ 400: “é um descaso da instituição e do governo com a permanência estudantil”, diz a estudante. 

A Reitoria do instituto recebeu uma comissão de estudantes, que reivindicou o pagamento imediato das bolsas atrasadas e o compromisso da instituição com as políticas de assistência estudantil.

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes