UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

quinta-feira, 28 de março de 2024

Nasce a Ocupação Valdete Guerra na periferia de Natal

Leia também

LUTA POPULAR – Famílias organizadas pelo MLB realizam ocupação em Natal (RN). (Foto: Michael / MLB)

Durante a madrugada da última segunda-feira (5), 200 famílias organizadas pelo Movimento de Luta nos Bairros Vilas e Favelas (MLB) ocuparam um terreno abandonado pela prefeitura de Natal, localizado no bairro do Planalto, Zona Oeste da cidade. O terreno estava há cerca de oito anos sem cumprir função social, hoje abriga essas diversas famílias que reivindicam o direito à moradia digna.

Ezequias Rosendo


LUTA POR MORADIA – Durante a pandemia o deficit habitacional cresceu e mais famílias foram despejadas. (Foto: Julio / MLB)

RIO GRANDE DO NORTE – Durante a pandemia, em Natal houve o aumento no número de pessoas em situação de rua, já são cerca de 3 mil pessoas, de acordo com a secretaria municipal de habitação. Além disso, com o aumento do desemprego e a carestia dos alimentos, o povo pobre tem sido vítima da insegurança alimentar. Mesmo diante disso as autoridades não têm tentado resolver os problemas do povo. 

De acordo com o levantamento feito pelo MLB, o programa ‘Minha casa, Minha vida’ tinha cerca de 90 mil pessoas cadastradas somente em Natal antes da pandemia. No entanto, estima-se que somente 100 casas serão construídas no ano de 2021, quantidade ínfima em relação ao número de pessoas que não têm onde morar. Por isso, não há alternativa para essas famílias senão se somar à luta por moradia.

Camarada Valdete Guerra, presente!

HEROÍNA DO POVO – As famílias e o movimento decidiram batizar a ocupação com o nome de uma lutadora comunista. (Foto: Julio / MLB)

A ocupação recebeu o nome de Valdete Guerra em homenagem a uma das principais lideranças do MLB no Rio Grande do Norte, que em agosto completa-se dez anos de sua morte. Valdete Guerra foi referência nas lutas por moradia digna nas periferias de Natal e até hoje segue sendo um exemplo de luta e resistência para o povo pobre

Leia mais sobre a camarada Valdete Guerra em: Camarada Valdete Guerra, presente!

“Enquanto morar for privilégio, ocupar é um direito”

ORGANIZAÇÃO DO POVO – O Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas realizou quatro ocupações nos últimos dois meses, lutando contra a falta de moradia e pela Reforma Urbana no Brasil. (Foto: Carol Coutinho)
DEMOCRACIA POPULAR – Assembleia das famílias decide o caminho da luta. (Foto: Carol Coutinho / MLB)
LUTA NOS BAIRROS – Marcos Antônio, coordenador estadual do MLB RN conduz assembleia da ocupação. (Foto: Michael / MLB)

More articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos