UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

quinta-feira, 28 de março de 2024

Estudantes do IFSP organizam campanha de solidariedade contra o frio

Leia também

Estudantes do IFSP mobilizados em campanha de solidariedade. Foto: Jornal A Verdade

Karla Albuquerque, São Paulo

Nos últimos dias de agosto vivemos um intenso frio que já ocasionou cerca de 16 mortes somente neste ano na cidade de São Paulo. Mas, para além da situação climática, uma das principais causas da morte dessas pessoas que moram na rua é a sua invisibilidade para o Estado. Elas não são vistas, ouvidas ou lembradas.

A Casa Laudelina de Campos Melo, construída a mais de seis meses pelo Movimento de Mulheres de Mulheres Olga Benario, no Bairro do Canindé, constrói toda semana um varal solidário, assim como entregas de marmitas para pessoas em situação de rua. 

Desde o dia 20 de julho, as mulheres que constroem a casa atuam na construção destas campanhas. Entendendo que é preciso delinear uma alternativa de poder para o nosso povo, elas fortalecem ações de combatividade e resistência com atividades coletivas, políticas e solidárias.

Tendo como exemplo tais ações, o movimento estudantil do IFSP do campus São Paulo (Diretório Acadêmico das Licenciaturas, centros acadêmicos e grêmio) iniciou a campanha de solidariedade contra o frio com a intenção de doar cobertores e marmitas para o entorno do campus São Paulo, perto da Casa Laudelina.

No último dia 29 de agosto ocorreu a primeira atividade da campanha. A ação foi possível com o trabalho coletivo de doações de estudantes e professores para a compra de alimentos e cobertores e pelo o espaço cedido pelo Movimento de Mulheres Olga Benario, permitindo que os estudantes pudessem preparar os alimentos. O dia contou com a roda de conversa do jornal A Verdade e o preparo para a campanha.

Novas ações estão planejadas

“Entre idas e vindas eu sai da minha casa com 14 anos, entre idas e vindas eu tenho mais ou menos 16 anos de rua. A campanha é muito importante, principalmente, para a gente que está nesta situação, só que, ao invés disso, eu preferiria que o ‘pessoal que está lá em cima no poder’, eles dessem condição para a gente sair.”, afirmou Douglas, um das pessoas em situação de rua atendidas pela campanha.

Os estudantes do IFSP organizaram a ação de solidariedade próxima à região do Instituto Federal de São Paulo. As próximas atividades da campanha de solidariedade já estão organizadas e contarão com o apoio da ocupação dos imigrantes Jean-Jacques Dessalines do Movimento de Luta nos Bairros Vilas e Favelas (MLB), localizado no centro da cidade de São Paulo.

More articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos