UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

terça-feira, 16 de abril de 2024

Sob o lema “Povo nas ruas, UP nas lutas”, Unidade Popular realiza 3° congresso em BH

,

Parte do novo diretório eleito e Leonardo Péricles, presidente nacional do partido. Foto: João Márcio

Redação MG

A Unidade Popular realizou seu 3° Congresso Municipal na cidade de Belo Horizonte, nesse domingo, dia 26. A atividade aconteceu na Ocupação Carolina Maria de Jesus, região central de BH e contou com a participação de filiados de toda a cidade – cerca de 70 pessoas, em sua maioria negros e negras.

Renato Campos, do Movimento Luta de Classes, abriu com uma breve homenagem ao camarada Braz Teixeira. Braz era filiado à UP e está entre as quase 600 mil pessoas mortas pela Covid-19 e pela incompetência do governo Bolsonaro.

Na mesa de abertura, composta por partidos e organizações como PCR, PCB, PSOL e o coletivo Não Passará, foi ressaltada a necessidade de intensificar as manifestações de rua, alinhado aos trabalhadores, no combate ao fascismo da direita liberal e de Bolsonaro.

Logo após, ocorreu um debate sobre conjuntura, a partir de um informe apresentado por Leonardo Péricles, presidente nacional da Unidade Popular. À tarde, após homenagem aos primeiros candidatos do Partido na cidade, foram debatidas a organização dos núcleos, a necessidade de regularização das contribuições individuais e a organização da militância para o jornal A Verdade quinzenal.

Por fim, realizou-se a eleição dos delegados ao Congresso Estadual do partido e a eleição do novo diretório municipal. Com a reeleição de Mariana Fernandes na presidência e a eleição de Helena Nara, sindicalista do MLC na vice, o diretório tem duas mulheres negras à frente.

A nova direção conta ainda com representação de diversas regionais de Belo Horizonte e terá a tarefa de crescer o partido, a organização dos filiados e de novas lutas nos próximos dois anos.

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes