UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

quinta-feira, 28 de março de 2024

Movimentos de Moradia realizam ato em Brasília

Leia também

Jornada Nacional de Luta Pela Moradia – Thais Oliveira /JAV

Lucas Barbosa – MLB – SP

O Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas – MLB, esteve presente na Jornada Nacional de Luta Pela Moradia nos dias 04 e 05 de Outubro em Brasília – DF, o evento contou com a presença de entidades e movimentos sociais populares tendo como bandeira a luta pela moradia e a reforma urbana.  Lideranças vindas de todas as regiões do país estavam presentes para debater os rumos das lutas.

Na abertura foi apresentado pelas lideranças dos movimentos suas análises de conjuntura sobre o cenário politico e as lutas travadas no último período. Em destaque estava a avaliação da Campanha Nacional “Despejo Zero”. Foi destacado o papel que teve as lutas nas ruas, os atos e denuncia realizadas pela campanha durante toda a pandemia do Covid-19.

Além disso, ocorreu a formação de grupos temáticos para discutir questões da luta popular. Foi uma tarde dedicada a formulação e apresentação das diferentes táticas e estratégia na luta dos movimentos.

O encontro pautou também a luta em defesa do patrimônio público brasileiro, como a Caixa Econômica Federal, os Correios e a luta pela garantia de direitos dos servidores públicos, que tem sido duramente atacado. Além do avanço das privatizações realizada pelo banqueiro Paulo Guedes. Nessa mesa de debate contou com a participação e contribuição de Jair Ferreira, Diretor da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae).

Jornada Nacional de Luta Pela Moradia – Thais Oliveira /JAV

O MLB, movimento que durante a Pandemia organizou 16 ocupações e teve um papel ativo na defesa do enfrentamento nas ruas ao governo fascista apresentou nos debates a importância de manter o povo em luta para impedir retrocessos e barrar o fascismo.

No dia 05/10 véspera do Dia Mundial da Habitação, foi organizado um grande ato na esplanada dos Ministérios. O ato foi parte da agenda aprovada pelos movimentos populares que lutam pela moradia em todo o país. A marcha seguiu em direção aos Ministério do Desenvolvimento Regional e Ministério da Economia, denunciando a inexistência de investimento em políticas habitacionais voltada a parcela da população mais pobre.

Foi debatido coletivamente o lançamento de um manifesto público das entidades e movimentos, apresentando as posições e entendimento da questão habitacional, fruto de longo debate e discussão da jornada nacional de luta por moradia.

Jornada Nacional de Luta Pela Moradia – JAV

Kleber Santos da coordenação nacional do MLB em sua fala durante o ato declarou “Os rumos da luta pela habitação e a reforma urbana no Brasil é uma responsabilidade de cada lutadora e lutador do povo em dedicar cada dia para mobilizar e organizar os mais de 8 milhões de brasileiros sem teto, aqueles e aquelas que não possuem uma moradia digna, pra lutar. E sobretudo, toda a classe trabalhadora que está cada vez mais pobre, enquanto o governo e as elites roubam toda a riqueza da população. É necessário ampliar as lutas nas ruas, bairros, favelas e cada cidade desse país, pra construir o poder popular e realizar políticas públicas que atendam às necessidades da maior parte da população e não uma minoria de ricos parasitas. Só o povo organizado é capaz de pôr fim ao déficit habitacional e realizar uma profunda reforma urbana no Brasil”

Foi com essas palavras e sobre muito entusiasmos e disposição que se encerrou o ato em Brasília. Ao término ficou o apontamento de uma grande jornada de lutas em todo o país pelo Fora Bolsonaro e em defesa da moradia digna.

More articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos