UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sábado, 20 de abril de 2024

Prefeitura de Duque de Caxias (RJ) desobriga uso de máscaras

RISCO. Medida aumentará exposição da população ao Covid-19 (Foto: Reprodução)

Decreto assinado pelo prefeito Washington Reis (MDB), nesta terça-feira (5), deixa desobrigado o uso de máscaras de proteção contra a Covid-19 em locais fechados e abertos da cidade. A decisão representa um ataque à vida dos moradores, principalmente os mais vulneráveis, permitindo a infecção em massa da população.

Igor Barradas | Redação Rio


RIO DE JANEIRO – Duque de Caxias possui pouco mais de 900 mil habitantes e acumula mais de 25 mil casos confirmados da Covid-19. Apesar disso, a prefeitura de Duque de Caxias emitiu, nesta terça-feira, um decreto desobrigando moradores a utilizarem máscaras faciais que os protejam da pandemia.

A cidade se torna, portanto, a primeira do país a derrubar a obrigatoriedade do equipamento de proteção. Duque de Caxias é o município mais populoso da Baixada Fluminense e o terceiro mais populoso do estado.

De acordo com o decreto, não seria mais necessária a prevenção contra o vírus devido ao “alto número de pessoas vacinadas contra o novo coronavírus (Covid-19) no município”.

Ao invés de incentivar a prevenção contra a pandemia através da distribuição de máscaras e álcool em gel, a prefeitura ataca a segurança sanitária do município. A verdade é que a desobrigação do uso de máscaras é um ataque contra a saúde dos moradores da cidade, principalmente de bairros pobres e periféricos.  

Moradores de Caxias denunciam desorganização da Prefeitura e longas filas de vacinação

Desorganização no calendário de vacinação, mudanças de público-alvo em cima da hora e longas filas em diversos postos da cidade marcam o período de imunização em Duque de Caxias. 

Logo no primeiro dia de imunização de pessoas com mais de 60 anos, a cidade chegou a registrar 7 quilômetros de filas. Inúmeras pessoas foram vistas dormindo na frente dos postos de saúde, para receber o imunizante. 

Ao descumprir as determinações do Programa Nacional de Imunizações (PNI), a 1ª Vara Cível de Duque de Caxias pediu o bloqueio de contas do prefeito Washington Reis. O prefeito também teve que pagar multa por provocações de aglomerações pela cidade.

A política do município segue a mesma linha fascista do governo federal, que desde o início da pandemia vem promovendo uma campanha anti-vacina pelo Brasil. Somente uma vacinação massiva, seguida do uso de máscaras, para prevenção, pode garantir uma proteção maior à população.

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes