UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sábado, 20 de abril de 2024

Presidente do Equador decreta estado de exceção para Forças Armadas agirem livremente

Rafael Freire, da Redação
Com informações do jornal En Marcha (Equador)


EQUADOR – A título de “combate ao crime”, o banqueiro e presidente do Equador Gillermo Lasso decretou estado de exceção, no último dia 18. Ele alega a “grave comoção interna” e o “aumento dos delitos violentos” para justificar tal medida. O decreto vale para todo o país e prevê especialmente a mobilização das Forças Armadas, em coordenação com a Polícia, em nove províncias: todas as províncias da costa, além de Pichincha (onde está a capital, Quito) e Sucumbíos, na região amazônica, fronteira com a Colômbia.

Nos últimos meses, o Equador vivenciou um grande crescimento da violência. Houve enfrentamentos armados entre gangues nos centros penitenciários, que terminaram em massacres. O mais recente ocorreu no fim de setembro no presídio de Guayaquil, onde morreram 119 presos. A taxa de homicídios cresceu de 6,88 por cem mil habitantes, em 2019, para 7,84 por cem mil habitantes, em 2020, e agora para 10,62 por cem mil habitantes, neste ano.

O pano de fundo deste cenário de violência é o agravamento das condições de vida do povo equatoriano e as contradições interburguesas em torno do controle do aparelho de Estado.

Há várias semanas, acontecem protestos no Equador protagonizados por diversos setores: camponeses médios e pobres, particularmente produtores de arroz, milho e leite, que exigem preços justos e uma política de crédito favorável; o magistério organizou uma greve de fome que saiu vitoriosa; os trabalhadores e vários setores populares exigem que se ponha fim à elevação mensal no preço dos combustíveis; pacientes dos hospitais públicos e da seguridade social reclamam por medicamentos porque esses centros não contam nem com 30% da lista de medicamentos básicos (e agora se unem a essa exigência os profissionais da saúde); os estudantes demandam por mudanças no sistema de acesso às universidades, que exclui da educação superior mais de meio milhão de estudantes.

Em postagem nas redes digitais, a JRE (Juventude Revolucionária do Equador) apontou que “este decreto de Lasso dá sinal verde às milícias e aos militares para reprimir a juventude e o povo inconformado que saem às ruas para lutar, além de anunciar a Unidade de Defesa Legal da Força Pública, para proteger policiais por eventuais abusos”.

Presidente também ameaça dissolver o parlamento

Hoje, o cenário político do Equador é complexo, caracterizado pelo conflito entre os poderes executivo e legislativo. Recentemente, a Assembleia Nacional devolveu ao presidente a proposta de previsão orçamentária e a chamada Lei de Criação de Oportunidades, que condensa uma série de medidas e regulações de ordem neoliberal, orientadas à flexibilização trabalhista, ao estabelecimento de uma reforma tributária que beneficia os grandes empresários, golpeia os setores médios e ainda pretende privatizar empresas estatais.

Lasso então ameaçou lançar mão da chamada “morte cruzada”, a dissolução do parlamento e a imediata convocação de eleições parlamentares e presidenciais, pois calcula que sairia favorecido numa nova eleição.

As contradições se intensificaram com o aparecimento do nome de Guillermo Lasso no caso Pandora Papers. Lasso tentou explicar e negar qualquer tipo de infração legal cometida a respeito da presença de sua fortuna em paraísos fiscais, mas cresce o sentimento de indignação de que, enquanto o presidente guarda seu dinheiro no estrangeiro para evitar o pagamento de impostos, implanta medidas para aumentar as cobranças sobre a população equatoriana.

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes