UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sexta-feira, 29 de março de 2024

UJR faz mural em homenagem a Che em Brasília

Leia também

Mural em Homenagem a Che Guevara em Brasília
Mural feito em áreas de grande circulação de Brasília

Por: Thaiane Miranda – UJR

Os jovens comunistas das fileiras da União da Juventude Rebelião – UJR, reivindicando o legado de Che Guevara, realizaram no dia 8 e 9 de outubro, um Mural em sua homenagem, no Distrito Federal, capital do país, com sua célebre imagem, o olhar ao horizonte como se enxergasse no futuro um mundo sem a exploração do homem pelo homem, onde todas as pessoas podem viver em liberdade. Durante a semana serão colocados em várias outras regiões do distrito

Em um período de ascensão do fascismo, em que as mídias burguesas e reacionárias tentam a todo custo caluniar a memória de Che, é ainda mais importante que a juventude relembre que ele dedicou sua vida a libertação dos povos, contra as injustiças cometidas contra qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo, mas também movido por sentimentos de amor pelos homens, praticando solidariedade anti-imperialista durante seu percurso entre os países oprimidos.

Há exatos 54 anos, no dia 9 de outubro de 1967, Ernesto Che Guevara, grande líder revolucionário e um dos precursores do desenvolvimento do socialismo na América Latina, era friamente assassinado pelo exército boliviano a mando da CIA, por lutar com abnegação pelo bom, pelo justo e pelo melhor do mundo. Sua vida é um exemplo de conduta revolucionária, de humanidade e de amor ao povo, inspirando povos de todo o mundo a construir um novo modelo de sociedade, seu companheiro Fidel Castro escreveu que Che foi um “’semeador de consciências em nossa América e no mundo’”.

“Ser jovem e não ser revolucionário é uma contradição genética” (Che Guevara)

Colagem do Mural em homenagem a Che

Quem foi Ernesto Che Guevara?

Um jovem estudante de medicina viaja pela América do Sul, em um momento de tensão política por todo o continente, em que a ameaça do imperialismo está em ascensão e a exploração capitalista em seu momento mais cruel. Se depara com a miséria, a fome, golpes de estado sendo orquestrados com extrema violência, ao conhecer Fidel e o movimento 26 de Julho, Che fortalece sua ideologia política e passa a lutar ao lado dos trabalhadores pela sua libertação, utilizando-se do marxismo-leninismo, a ciência imortal do proletariado, como cerne para sua conduta comunista. Desempenha liderança importante na Revolução Cubana, e atuando no processo de consolidação do socialismo, em variadas áreas do governo, conforme lhe foi designado.

“Se o presente é de luta, o futuro nos pertence.” (Che Guevara)

Che dedica sua vida a desenvolver a revolução em outros países latino-americanos e africanos, que mais sofrem com a colonização dos países ocidentais,  Médico, poeta, diplomata e comandante militar, Che Guevara é um herói do povo, uma das figuras mais inspiradoras da luta comunista. Sua firmeza ideológica, bravura, abnegação e dedicação ao buscar construir um futuro com a coletividade em primeiro plano, tornaram-no um símbolo, que devemos reivindicar e sempre lembrar de sua história.

Tentaram lhe matar, mas está vivo, seus ideais e exemplo continua presente em todo o mundo! Sua luta segue viva nas mentes e nos corações da juventude, seu nome e seu exemplo são bandeiras contra a exploração do homem pelo homem e seu pensamento nos inspira a ousar lutar contra as injustiças.

“Os poderosos podem matar uma, duas ou três rosas, mas jamais conseguirão deter a primavera” (Che Guevara)

More articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos