UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

quinta-feira, 28 de março de 2024

Movimento Olga Benario realiza 1º Encontro Estadual em SC

Leia também

1º Congresso Estadual do Movimento de Mulheres Olga Benário de Santa Catarina realizado na Ocupação Anita Garibaldi em Florianópolis/SC

Marina Gewehr de Araújo e Celina Limeira Centena

No dia 7 de novembro deste ano ocorreu o Primeiro Congresso do Movimento de Mulheres Olga Benário em Santa Catarina, realizado na Ocupação Anita Garibaldi, que fica localizada em Florianópolis. O evento contou com a presença de aproximadamente 20 mulheres que participam dos núcleos divididos por Florianópolis, além de companheiras da ocupação.

O congresso iniciou-se com a formação da mesa, composta pelas coordenadoras estaduais Thais Furtado, Juliana Matheus, Ingrid Marrese e Juliana Mendonça. No decorrer da tarde debatemos sobre a dura realidade das mulheres dentro da sociedade capitalista que oprime e inviabiliza a vida das mulheres de todas as formas possíveis. Para fortalecer o nosso debate, foi feita a leitura coletiva do texto “O movimento comunista e a libertação das mulheres”.

Assim, em nosso momento de discussão em grupos menores, além de compartilharem suas experiências e pensamentos, as mulheres evidenciaram a urgência de lutar contra os mecanismos de opressão que vêm sido denunciados há mais de dois séculos, fatos evidenciados pelo texto de estudo. Nas falas abertas à plenária, as participantes puderam compartilhar os debates feitos em cada grupo e destacaram a importância desses espaços coletivos. 

Outro ponto central do congresso foram as finanças do movimento, principalmente tendo em vista o Encontro Nacional do movimento, que ocorreu nos dias 19, 20 e 21 de novembro, em Belo Horizonte. As mulheres discutiram acerca da relevância de participar desse momento, que se mostra crucial para o fortalecimento do nosso movimento aqui em Santa Catarina no presente e no futuro.

Então se colocou como de extrema necessidade que fossem enviadas as 3 delegadas para esse espaço. A mesa recebeu as propostas nesse âmbito, que foram reunidas, revisadas e votadas pelas presentes.

Por fim, finalizamos esse vitorioso espaço com a eleição da nova coordenação estadual do movimento e das delegadas que representaram o estado no II Encontro Nacional, fortalecendo a luta revolucionária das mulheres em Santa Catarina.

More articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos