UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

quinta-feira, 28 de março de 2024

Famílias do MLB se reúnem com prefeito de Diadema para garantir moradias conquistadas

Leia também


Coordenaçao Estadual MLB – SP


DIADEMA(SP) – No último dia 15 de dezembro, o MLB – Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas –  reuniu as famílias da ocupação Devanir José de Carvalho, na cidade de Diadema, para dar continuidade às negociações sobre o projeto habitacional conquistado pelas famílias do Movimento. Além da Coordenação do MLB e das mais de 200 famílias organizadas, representantes do governo municipal, incluindo o Secretário de Habitação e o Prefeito da cidade, José de Filippi Jr. (PT) estavam presentes na reunião. 

As famílias da ocupação realizada em agosto deste ano, chegaram às 10 horas da manhã, encontrando-se em frente a área que o MLB reivindica para construir moradia de 150 famílias que aguardam para ser atendidas pela Prefeitura Municipal e Secretaria Municipal de Diadema. O terreno de 10mil m², está há anos destinada as famílias sem teto, mas atualmente encontra-se  invadido por um estacionamento clandestino que não possui alvará de funcionamento, porém segue praticando diariamente atividade comercial ilegal, lucrando milhões por mês. 

Para denunciar essa situação e reivindicar pelo direto as suas moradias, o MLB realizou ao longo do ano um calendário de lutas e vêm pressionando o poder público a fechar o estacionamento ilegal e garantir a entrega dos lotes habitacionais às famílias. Como resultado, a prefeitura do município apresentou na reunião seu compromisso com as famílias, apresentando uma notificação feita contra o estacionamento, firmando em juízo o prazo de 30 dias para que se encerre as atividades comerciais, encaminhando o lacre a área para que seja destinada a construção de moradias populares para as famílias do Movimento. “A desapropriação do terreno é prometida há mais de 10 anos, entretanto mesmo com a denúncia do movimento pela falta de função social da terra, nada foi feito para atender a demanda das famílias que hoje não possuem uma casa. Mesmo assim seguimos em luta resistindo e cobrando uma posição firme da atual gestão para pôr fim a essa espera de anos. ”, relata Márcio Alves, da coordenação estadual do MLB.

Além do compromisso de entrega do terreno, também foi indicado que o Movimento participasse da votação do Projeto Municipal de Auxílio Financeiro aos Movimentos de Moradia da cidade, marcado para 16/12, durante sessão da Câmara Municipal dos Vereadores. O Auxílio que já vem sendo debatido com o conjunto de movimentos da cidade e teve seu processo acelerado como parte da negociação da Ocupação Devanir José de Carvalho, surgiu como proposta no Fundo Municipal de Apoio à Habitação de Interesse Social (FUMAPIS), no qual o MLB também faz parte e debate políticas habitacionais na cidade. 

A reunião foi marcada por falas comoventes e firmes sobre a realidade que as famílias vivem hoje. Para a maior parte das famílias hoje o aluguel tem sido o maior peso nas contas, Sonia Soares moradora de Diadema a mais de 40 anos e uma das lideranças da Ocupação Devanir José de Carvalho relatou:  “Aqui ninguém está passando fome por causa do MLB que ocupa grandes redes de supermercados pra arrecadar comida e garantir que a gente tenha o que comer. As famílias do Movimento precisam de uma moradia, não dá mais pra pagar aluguel, conheço gente que vendeu a geladeira pra pagar o aluguel e já está devendo o próximo. E agora? Vai vender mais o que?”, e completa “O tempo que passamos dentro da Ocupação Devanir foram os melhores dia da minha vida. Nós não passávamos fome, tinha almoço, janta, creche para as crianças e um teto para todos. Nós saímos de lá pela garantia da nossa moradia digna e agora a gente não vai abrir de ter as nossas casas e aqui em Diadema”.

Como encerramento, a Secretaria de Habitação junto a Assessoria de Assuntos Jurídicos da Prefeitura de Diadema indicou a desapropriação do terreno em processo judicial, com objetivo de emitir a posse da área e destinar ao interesse social o mais rápido possível, abrindo caminho para planejar no próximo ano a construção das moradias das famílias do MLB. “Nosso lema é não desistir. O ano que vem vai ser de muitas lutas, mas vamos vencer, não importa o que houver! As famílias do MLB são aguerridas.”, relata Vilmar Santana, morador da Ocupação Devanir José de Carvalho, ao Jornal A Verdade, indicando a disposição de luta e a certeza da conquista.

More articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos