No dia 27 do mês de novembro, no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), realizou-se o 4º Congresso da Associação Municipal dos Estudantes Secundaristas de Teresina (Ames). Cerca de 60 estudantes se reuniram com o objetivo de discutir a atual situação da educação pública, a cultura, o esporte, a necessidade de um grêmio estudantil em cada escola, etc. Logo após as discussões, foi elaborado um plano de ação para a nova gestão da entidade, que vai até o ano 2014.
O Congresso contou com a presença da professora Adriana Rocha Silva, diretora de Ensino do campus Teresina, que falou sobre a importância de os estudantes estarem se organizando, não apenas por uma educação de qualidade, mas por uma sociedade mais justa. Também se fez presente Pedro Laurentino, ex-vereador da Capiral piauiense e atual diretor do Sindicato dos Servidores Federais do Poder Judiciário do Piauí, que, em sua fala, fez um resgate histórico do movimento estudantil.
Ao final, foi eleita a nova diretoria da entidade, a qual tem como presidente o estudante Eduardo Almeida, da Escola Joca Vieira, com a tarefa de levar aos estudantes secundaristas de Teresina à luta e à organização para defender seus direitos.
Redação Piauí