Durante os dias 14, 15 e 16 de janeiro, os petroleiros do Ceará foram às urnas para escolher a nova diretoria para o triênio 2014-2017 do Sindicato dos Petroleiros Ceará-Piauí (Sindipetro CE/PI). Depois de uma intensa campanha realizada pela Chapa 2 – TRANSPARÊNCIA E AÇÃO – (Movimento Luta de Classes e independentes), ao final do processo, veio a vitória com 221 votos para a Chapa 2 e 202 votos para a Chapa 1, da situação.
Essa vitória foi importante para os petroleiros em todo o país, pois comprova a força de mobilização e o avanço da consciência na luta contra a violação de direitos, a precarização das relações de trabalho e os constantes leilões do petróleo. Nos postos de votação, o sentimento da categoria era de renovação e disposição para travar os enfrentamentos necessários, algo que não era estimulado pela gestão passada.
O presidente eleito, Carlos Oriá, ressaltou que a nova diretoria “terá independência e autonomia para cumprir a missão de defender a categoria. Arrancamos a velha paralisia e colocaremos no seu lugar a vontade de lutar”.
Para Emanuel Menezes, diretor eleito e membro do Movimento Luta de Classes, os petroleiros optaram pela renovação. “Trabalharemos com total independência para defender a categoria diante dos desafios do dia a dia e para lutar contra as ameaças ao petróleo brasileiro”.
O jornal A Verdade parabeniza a vitória da Chapa 2 e deseja uma gestão de muita luta para o sindicato. Estaremos juntos na defesa do petróleo brasileiro e da categoria!
Redação Ceará