Há 70 anos, em maio de 1945, chegava ao fim a 2ª Guerra Mundial, a guerra contra o nazismo e que deixou milhões de homens e mulheres mortos.
A vitória contra a ameaça fascista só foi possível graças à atuação heroica do Exército Vermelho, que impôs a primeira grande derrota das hordas hitleristas em Stalingrado, enfraquecendo o exército alemão em força e moral.
Mas a Grande Guerra Patriótica, como os soviéticos se referiam à 2ª Guerra, também serviu de inspiração para que escritores produzissem dezenas de livros sobre o heroísmo do povo e do exército soviético durante o conflito. Um desses livros, Neve em Chamas, de Iuri Bondarev, narra justamente uma batalha durante o cerco alemão a Stalingrado.
Na obra, o autor aborda o confronto das mais diversos pontos de vista, desde a perspectiva de simples soldados na frente de batalha até o alto comando militar.
O próprio Bondarev foi oficial de artilharia durante a guerra e se tornou membro do Partido Comunista da URSS, em 1944, formando-se no Instituto de Literatura Máximo Gorki, em 1951. Ganhou diversos prêmios e escreveu vários romances sobre a guerra, alguns dos quais ganharam versões no cinema.
Neve em Chamas mostra com riqueza de detalhes os augures da guerra e o heroísmo, combatividade, abnegação e determinação dos membros do Exército Vermelho.
A importância desses homens para a história da humanidade é enorme. Sem os sacrifícios realizados pelos combatentes do Exército Vermelho o mundo poderia ter sido curvado pelas bestas fascistas, e a quantidade de mortes, torturas e demais mazelas seriam muito superiores.
Neve em Chamas é uma leitura recomendada para quem quer conhecer um pouco mais dessa história e do exemplo deixado pelo povo soviético para as futuras gerações. O livro pode ser encontrado em sebos ou pela internet.
Rafael Coletto, Rio de Janeiro
Post muito legal! Parabéns