No último dia 30 de abril, no Auditório da Reitoria da Universidade Federal de Alagoas em Maceió, realizou-se um importante ato de solidariedade à Venezuela, que contou com a presença do Cônsul Interino da Venezuela Néstor Chirinos.
Mesmo na véspera do feriado, cerca de 100 pessoas participaram da atividade que contou ainda com a participação de representantes do MST, PSOL, Consulta Popular, Instituto Luís Carlos Prestes, PCB e a Unidade Popular pelo Socialismo.
Durante as falas os integrantes da mesa saudaram a presença do Cônsul, que pela primeira vez visitava Alagoas, e destacaram os avanços e conquistas do governo venezuelano ao longo dos últimos anos, e do cerco que a grande mídia faz contra o país e o presidente Maduro.
Néstor agradeceu ao convite e falou das mudanças ocorridas na Venezuela, das medidas econômicas adotadas pelo governo frente à crise e a redução do preço do petróleo, principal produto de exportação do país, enfatizando a manutenção dos investimentos nas áreas sociais e nas obras de infra-estrutura. “Não seguiremos o caminho da austeridade praticado pelos governos europeus”, afirmou o Cônsul.
Várias pessoas da platéia fizeram uso da palavra, com perguntas e colocações sobre as contra-informações acerca da Venezuela nos meios de comunicação, denunciando as reiteradas tentativas por parte do governo norte-americano de atacar a soberania nacional e patrocinar ataques ao governo venezuelano.
A promoção dessa atividade, organizada conjuntamente entre a Unidade Popular pelo Socialismo, PCR e PCB, serviu como ponto de partida para a organização do Comitê de Solidariedade à Venezuela que nas próximas semanas será instalado no estado de Alagoas.
Redação Alagoas