UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sexta-feira, 15 de novembro de 2024

Seminário universitário planeja lutas

Outros Artigos

Nos dias 8 e 9 de dezembro de 2018, aconteceu, em Campina Grande-PB, o 1º Encontro Norte-Nordeste do Movimento Correnteza para discutir a defesa das universidades. O evento, que abrigou o 4º Seminário Regional em Defesa das Universidades, teve como tema “Mais educação, menos fascismo” e foi realizado na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), contando com a presença de mais de cem estudantes de oito estados.

De acordo com Mateus Henriques, diretor de Universidades Públicas da UNE, “foi um momento importante para aprofundar o debate político diante da conjuntura nacional e da situação das universidades em específico. O seminário teve um tom de muita agitação política, que nos deu um horizonte do papel de que deve cumprir um movimento estudantil combativo dentro das entidades, Centros Acadêmicos e DCEs, e também nos direcionou quanto ao Coneb da UNE”.

Nas mesas foram pautados temas importantes, como a luta por direitos e contra o fascismo, a mercantilização do ensino e o debate sobre memória, verdade e justiça, com espaço para falas de representantes do Andes, Aduepb, Sintespb e Unidade Popular (UP).

Além das mesas, o seminário contou com grupos temáticos para se discutir a estrutura organizativa do Movimento Correnteza e levar propostas para o Seminário Nacional, que acontecerá nos dias 07 e 08 de fevereiro, durante o Conselho Nacional de Entidades de Base da UNE, em Salvador.

O Seminário foi encerrado com uma plenária final para sintetizar todas as discussões e pautas construídas, sendo aprovada uma carta aberta com o acúmulo político do obtido pelo encontro. Além da carta final, foram aprovadas duas moções de repúdio, uma contra a morte de militantes do MST Paraíba no mesmo final de semana do encontro e outra contra a repressão aos estudantes franceses durante manifestações naquele país.

Redação PB

Conheça os livros das edições Manoel Lisboa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes