Redação Piauí
Jornal A Verdade
TERESINA (PI) – A Unidade Popular Pelo Socialismo (UP) e o Partido Comunista Brasileiro (PCB) realizaram, no dia 21 de junho, uma exitosa plenária virtual sobre o tema “Poder Popular e Gestão Democrática em Teresina”.
Com cerca de 90 participantes, a plenária foi bastante representativa e participativa, contando com a presença da juventude, mulheres, trabalhadores, professores, servidores públicos e jornalistas. Também prestigiaram o evento uma representação do PSOL, filiados do PT e correntes independentes da esquerda teresinense.
Os expositores Antônio Alves (PCB) e Pedro Laurentino (UP) apresentaram uma análise sobre a realidade das prefeituras e governos em que a população não participa das decisões e não é consultada, defendendo como alternativa a construção de um poder popular cujo centro de decisão esteja nas mãos do povo, com a criação de conselhos populares no exercício direto da democracia e um orçamento efetivamente participativo (e não apenas ínfimos 0,5%, como é na atual gestão do PSDB). Também a necessidade da construção de candidaturas antifascistas, com campanhas que contribuam para o desenvolvimento da consciência da classe trabalhadora em defesa dos seus direitos, contra o fascismo e pelo socialismo.
O debate foi enriquecido com várias intervenções dos participantes. Ao final, foi aprovada a continuidade das plenárias temáticas e a redação de um documento com a síntese dos debates.
A plenária faz parte de um esforço das duas organizações em formar um campo político em Teresina, com programa popular, de esquerda e revolucionário, que fortaleça a unidade contra o fascismo, tendo como resultado a construção de uma alternativa para as eleições municipais e o fortalecimento das lutas populares.