UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

quarta-feira, 11 de dezembro de 2024

MLB conquista reforma de edifício em João Pessoa

Outros Artigos

Após dois anos e sete meses de luta, a Ocupação João Pedro Teixeira, no Centro de João Pessoa (PB), alcançou uma conquista importante: as 39 famílias que viviam no Edifício Nações Unidas desocuparam o prédio para que ele passe por reforma e se transforme em moradia popular.

Redação PB


LUTA POPULAR – A Ocupação João Pedro Teixeira, realizada pelo MLB há dois anos e sete meses, no Centro da cidade de João Pessoa (PB), deu mais um importante passo rumo à moradia digna para as 39 famílias que ocupavam o Edifício Nações Unidas. Após muita pressão, lutas e negociações junto da Secretaria Municipal de Habitação (Semhab), o prédio foi totalmente desocupado com o objetivo de passar por uma grande reforma e revitalização e transformá-lo em moradia popular. “Uma coisa muito importante, que mostra que o povo unido conquista sua moradia digna”, diz Larissa, militante do MLB e moradora da Ocupação.

Em maio deste ano, foi lançado o filme curta-metragem “Deus criou o mundo, e o diabo o arame farpado”, uma produção da produtora independente “Choraboy Filmes”, em conjunto com a Redação do jornal A Verdade na Paraíba e outros profissionais do cinema paraibano. O filme denuncia o esvaziamento do Centro da cidade e ressalta a importância da Ocupação João Pedro Teixeira para a região.

Outro parceiro importante do MLB nessa luta foi o Projeto de Extensão da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) “Ocupar é habitar”, que intermediou as negociações com a Prefeitura Municipal. “É importante essa parceria entre a Universidade, o Movimento e a Prefeitura, porque a gente mostrou como vai ficar o projeto dentro das diretrizes do Programa Minha Casa, Minha Vida e a importância que é trazer moradia para o Centro Histórico”, afirma a arquiteta Glauciene Aquino, da Semhab.

“Uma grande mudança de vida para mim, que passei mais de cinco anos morando na rua, conquistar nosso apartamento na luta. É uma vitória muito grande”, diz Alvinho, coordenador da Ocupação.

Com muita emoção e companheirismo, as famílias celebraram a vitória coletiva após anos de luta. “Uma emoção muito grande! A gente tá saindo com a certeza da vitória, da nossa luta, resistência, organização. Passei 21 anos inscrita nos programas habitacionais, mas só quando ocupei é que consegui minha moradia”, relata Josiane Soares, também coordenadora da Ocupação.

Conheça os livros das edições Manoel Lisboa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes