UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

domingo, 11 de janeiro de 2026

Clube de leitura da Ocupação Anita Garibaldi

Leia também

Na ocupação Anita Garibaldi, um clube de leitura tem transformado a relação de crianças e adultos com os livros. Além de fortalecer a alfabetização, o projeto ajuda os participantes a compreenderem questões como direito à moradia e a história das ocupações.

Jaqueline Damasceno | Auxiliar de limpeza terceirizada e Militante do MLC – Florianópolis


JORNAL – O clube de leitura é um espaço para adultos e crianças desenvolverem a leitura e aprimorar o entendimento do texto lido, e também aprenderem a interpretar o texto. Essa ideia surgiu a partir do que eu passei na infância, quando tive muita dificuldade de ler e interpretar textos. “Rodei” muitas vezes no colégio e, na terceira série, me seguraram até aprender a ler. Conforme eu cresci, botei na minha cabeça que se eu pudesse ajudar as crianças a desenvolver a leitura cedo pra não repetir de ano como eu, eu ajudaria. E também os adultos, que, por não terem condições, não puderam aprender a ler. Muitos casam cedo, a família não tem condições e não conseguiram desenvolver a leitura.

Hoje, na ocupação, o clube de leitura da Escola Eliana Silva está de portas abertas. Toda terça-feira, das 19h30 às 20h30, funciona o clube. Cada um leva um livro, ou escolhe um da biblioteca da ocupação. Cada um lê trechos do seu livro, e depois fazemos um debate sobre os livros de cada um. Essa troca é muito legal. Nas duas últimas semanas, começamos a ler a matéria do jornal A Verdade sobre as ocupações para as crianças terem mais entendimento e compreenderem o que é uma ocupação e que todos têm direito a uma moradia digna.

Uma das meninas que participa toda semana do clube disse que na escola dela diziam que as pessoas da ocupação não trabalhavam e viviam só de favor de governo. Ela disse que agora ela teria a resposta certa sobre o que é a ocupação e que todos lá trabalham sim. Entrevistei duas das meninas que compõem o clube de leitura: a Maysa, de 12 anos, e a Alice, de 11 anos. “Depois do grupo de leitura, estou aprendendo a ler mais e conseguindo estudar melhor na escola”, afirmou Alice. “Eu gosto muito de ler e aprendi até a escrever melhor… agora queremos fazer a assembleia das crianças”, disse a Maysa.

Em quatro meses de clube de leitura, sem falhar nenhuma, podemos notar que as crianças leem mais fluentemente. Fazemos um jogo de perguntas e respostas com cartas e isso ajuda em atividades de soletrar, dividir sílabas e fazer contas básicas. Estamos agora planejando uma excursão para o planetário da universidade para aprender mais sobre o planeta. Pra mim, o clube é importante porque eu sei que as crianças no futuro vão ter mais entendimento da leitura e da luta do MLC e do MLB, e eles vão estar mais preparados para enfrentar o mundo capitalista, para questionar mais e dar respostas.

Eu com a luta estou aprendendo que o povo unido é mais forte e que a nossa história precisa ser contada. Quanto mais a gente exercitar a leitura, mais vamos entender sobre a história da classe operária e trabalhadora!

Matéria publicada na edição impressa  nº314 do jornal A Verdade

More articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos