Foi fundado o DCE Helenira Resende do IFRS – Campus Canoas

Ao longo dos 13 anos de existência e atividades do campus Canoas do Instituto de educação, ciência e tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), houveram algumas movimentações dos estudantes com a intenção de organizar um DCE, mas nenhuma foi bem sucedida até novembro de 2023, quando foi oficialmente fundado o Diretório Central dos Estudantes do IFRS – Campus Canoas.

Mauricio Guterres | RS

_______________________________________________________________________

A fundação do DCE

A assembleia de fundação do DCE aconteceu no dia 22 de novembro e contou com a presença da diretora da UEE-RS e do DCE da UFRGS, Laura Neumann, que afirma: “A fundação de um DCE é um marco histórico para os estudantes de qualquer instituição de ensino superior, significa a unificação das lutas de todos em uma entidade. […] Agora, com um DCE combativo e compromissado com as lutas dos estudantes, é possível arrancar vitórias que tornem a trajetória rumo ao diploma mais fácil.”

Nessa assembleia, foi debatido e aprovado pelos estudantes o estatuto do DCE e eleita uma comissão eleitoral para dar seguimento ao processo de eleições, que se encerrou no dia 15 de dezembro, com a posse da primeira diretoria do DCE do IFRS – Campus Canoas.

 

As principais lutas dos estudantes do campus

O Movimento Correnteza está representado na diretoria e esteve presente auxiliando todo o processo de fundação do DCE, garantindo que as propostas feitas na campanha e o plano de ação para 2024 estejam de acordo com a vontade dos estudantes e defendendo a linha política mais combativa do movimento estudantil.

A primeira diretoria se elegeu após uma campanha vitoriosa, em que se destacaram propostas como algumas lutas que foram mencionadas pelos estudantes em assembleias anteriores e reivindicações já antigas dos cursos superiores, como um restaurante universitário e um estacionamento interno para os estudantes, que atualmente precisam estacionar o carro fora do pátio do campus, correndo o risco de serem furtados.

Outra proposta importante realizada durante a campanha e que será uma das prioridades da diretoria do DCE este ano é pelo passe livre estudantil para todos os estudantes da cidade de Canoas, independente de onde moram e da renda familiar.

A realidade do campus

A fundação do DCE do IFRS Campus Canoas foi bastante influenciada pelas eleições para direção geral que ocorreram pouco antes da formação do DCE. O sentimento de que era preciso fazer algo a respeito do desigual poder de voto que há para a escolha de diretor e reitor, a infraestrutura precária do campus, com laboratórios sendo afetados pela chuva e tetos que arriscam despencar sobre a cabeça dos estudantes. 

De acordo com Laura, “quando se trata da fundação de um DCE em um Instituto Federal, o sentimento é ainda mais especial”, pois é normal nessas instituições a falta de políticas de permanência, como um R.U, passe livre, moradia ou referentes à saúde mental, o que demanda a formulação de um DCE que esteja a par das necessidades dos estudantes e disposto a mobilizar a sua base em defesa e pela conquista de seus direitos. 

Há muito trabalho para se fazer! 

Com muitas passagens em sala, reuniões, assembleias e diálogo, a atual realidade do campus tenderá a mudar em favor da maioria que frequenta essa instituição: os estudantes. Por isso, a tarefa fundamental do DCE Helenira Resende é levar a palavra de ordem de que apenas a luta pode mudar a maré a nosso favor. 

Junto com o Movimento Correnteza, não há objetivos impossíveis de serem conquistados!

Com muita organização e decisão, vamos vencer! As palavras convencem, mas o exemplo arrasta.