UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

quinta-feira, 8 de agosto de 2024

UP lança candidatura de Sued Carvalho em Juazeiro do Norte

Convenção da UP confirma candidatura de Sued Carvalho e Levi Rabelo à prefeitura de Juazeiro do Norte. Sued será a primeira mulher trans a disputar a prefeitura da cidade do Cariri cearense. Contra as oligarquias que apoiam Glêdson Bezerra e Fernando Santana, a UP irá à luta eleitoral com um programa popular e de luta pelo socialismo

Redação CE


No último domingo (5/8), foi realizada a convenção eleitoral da Unidade Popular pelo Socialismo (UP) em Juazeiro do Norte. Na terceira maior cidade do Ceará, localizada na região do Cariri, foi oficializada a candidatura da professora Sued Carvalho à prefeitura. Ela será a primeira mulher trans a disputar o cargo. Levi Rabelo, liderança da União da Juventude Rebelião (UJR), será o candidato à vice-prefeitura.

Contando com a presença da militância da UP na cidade, o evento foi realizado no auditório do Sindicato dos Servidores Municipais de Juazeiro do Norte (SISEMJUN). Também fizeram saudações os representantes de importantes movimentos sociais, como Movimento de Mulheres Olga Benário, Movimento Correnteza, Rebele-se, União Juventude Rebelião, Coletivo Soberana, União da Juventude Comunista e Coletivo Transmasculines do Cariri.

Representantes do Partido Comunista Brasileiro (PCB) e das organizações Fortalecer o PSOL e Revolução Socialista, tendências do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), também estiveram no evento e declararam seu apoio à luta da Unidade Popular em Juazeiro do Norte.

O objetivo da convenção, para além de oficializar os nomes que serão o rosto da luta eleitoral da UP neste período, foi de reforçar a linha política de independência de classe do partido. “Não seremos a candidatura de todos os juazeirenses, mas da classe trabalhadora juazeirense! Os empresários da nossa cidade já têm suas candidaturas e não são as nossas”, declarou Sued Carvalho em sua fala no evento.

Levi Rabelo, oficializado candidato a vice-prefeito na chapa, foi na mesma linha: “Nossa tarefa é denunciar o bolsonarismo, que é o que há de mais podre na política brasileira! E não é nos aliando com coronéis e oligarcas locais que faremos isso, mas sim organizando os trabalhadores”.

Falsa polarização

Em Juazeiro do Norte, o atual prefeito e candidato à reeleição Glêdson Bezêrra (Podemos) conta com o apoio do bolsonarismo no Ceará. Carmelo Neto, presidente estadual do Partido Liberal (PL) de Bolsonaro, compareceu a sua convenção.

Já o candidato Fernando Santana (PT) se afirma de oposição, mas até junho do ano passado apoiava e dava sustentação a Glêdson. Santana tem como aliados alguns dos principais oligarcas da política regional. Sua candidata a vice é Maricele Macêdo, esposa do ex-prefeito juazeirense Raimundo Macêdo, conhecido por atacar os professores municipais durante sua gestão.

Por sua vez, a candidatura da Unidade Popular, encabeçada pela professora Sued Carvalho, aparece com 6% nas pesquisas, apresentando um programa de esquerda ligado às principais demandas dos movimentos sociais locais e à denúncia do capitalismo, esse sistema que só explora a classe trabalhadora.

A imprensa local tenta enganar o povo com a ideia de polarização, como se Glêdson Bezêrra e Fernando Santana representassem projetos muito diferentes. Porém, um olhar para seu histórico e os apoios às suas candidaturas, percebemos que são duas faces da mesma moeda: a velha política das oligarquias. Em Juazeiro, é evidente qual é a verdadeira polarização, que é entre o projeto dos ricos e o programa político da classe trabalhadora, representado na cidade pela candidatura da Unidade Popular.

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes