Partido Comunista Revolucionário e Unidade Popular | Natal (RN)
NOTA DE PESAR – É com um profundo pesar que comunicamos que a nossa companheira Raquel Rocha, honrosa e essencial camarada, nos deixou fisicamente hoje. Uma companheira que dedicou sua vida à construção de uma nova sociedade, mais justa e igualitária, denunciando a barbárie do capitalismo, o genocídio do povo preto orquestrado nas periferias do nosso país e a necessidade de uma educação pública emancipadora, plural e de qualidade.
Raquel atuou dentro do movimento popular revolucionário no Rio Grande do Norte e teve papel de destaque tendo sido vice-presidente da União Estadual dos Estudantes – UEE, coordenadora do DCE da UFRN, Coordenadora Geral do Centro Acadêmico de Ciências Sociais e membro do diretório municipal da Unidade Popular – UP em Natal, onde construía o coletivo negro Valdete Guerra, o movimento correnteza e a União da Juventude Rebelião.
Raquel era sinônimo de alegria, disposição e de uma rebeldia revolucionária incomparável que pulsava em suas veias, incendiava suas intervenções e contagiava todos ao seu redor a seguir nas lutas e nos enfrentamentos a esse sistema injusto e assassino. Ela foi uma de suas vítimas. A desumanização, a miséria e a falta de perspectiva é a única coisa que esse sistema de exploração tem a oferecer para nossa juventude. A camarada não pode ser mais uma estatística do capitalista. O seu legado segue vivo toda vez que uma bandeira de resistência for levantada.
Sempre lembraremos da Raquel sorridente, combativa e que acreditava que era possível transformar a realidade do nosso povo. Nossos sentimentos à sua família, amigos e camaradas que tiveram o privilégio de viver e lutar ao seu lado.
“As cores da juventude
A energia da luta
A combatividade da raça
A força da mulher
Ah, Raquel…
Seguimos sua luta!”
Raquel Rocha, presente!
Nenhum minuto de silêncio, mas toda uma vida de lutas!