UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

domingo, 10 de agosto de 2025

MLB desmascara perseguição política na Câmara Municipal de Natal

Leia também

Militantes do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) e do Movimento de Mulheres Olga Benario prestaram depoimento à Comissão Especial de Inquérito (CEI) da Câmara Municipal de Natal (RN) em 28 de maio e 11 de junho.

Alice Morais | Natal (RN)


LUTA POPULAR – Representações do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) e do Movimento de Mulheres Olga Benario foram intimadas a prestar depoimento na Comissão Especial de Inquérito (CEI), instaurada na Câmara Municipal de Natal (NR) por setores da extrema-direita e pela base do atual prefeito Paulinho Freire (União Brasil).

Esta CEI, que supostamente buscava “investigar as invasões à propriedades privadas”, foi proposta pelo vereador Matheus Faustino (União Brasil), partido envolvido na Operação Overclean, investigação da PF que revelou conexões entre cúpula partidária e um esquema de corrupção.

No dia 28 de maio, estavam à mesa da sessão o vereador Daniel Valença (PT) e os vereadores fascistas Camila Araújo (União Brasil), Subtenente Eliabe (PL) e Matheus Faustino. Foram chamadas Bianca Soares, da Coordenação do MLB no RN, e Kivia Moreira, da Coordenação do Movimento de Mulheres Olga Benario. No dia 11 de junho, Marcos Antônio, o coordenador do MLB no estado.

As falas das militantes se iniciaram em homenagem aos heróis potiguares que combateram a ditadura militar de 1964 e lutaram pelo socialismo: Emmanuel Bezerra dos Santos e Anatália de Souza Melo Alves. Demonstrando, assim, que os movimentos sociais não abaixarão a cabeça diante da repressão e do fascismo.

As perguntas tinham um claro objetivo: criminalizar a luta do povo pobre que se organiza com o MLB e luta pelo o direito à moradia, contra a fome e por dignidade de vida. Foi chamado a depor Eugênio Pacelli, empresário e presidente da Associação de Supermercados do Rio Grande do Norte (Assurn), alegando que as ocupações em supermercados organizadas pelo povo geraram um prejuízo de R$ 3 milhões para o setor de supermercados natalense.

O que Eugênio não mencionou foi que os lucros deste setor chegaram a mais de R$ 31 bilhões somente no ano de 2024, e, enquanto isso, há 428 mil famintos no estado. E mais: o RN assume o primeiro lugar no ranking nacional de desnutrição infantil.

Misoginia e racismo

Em algumas ocasiões, enquanto Bianca e Kivia respondiam aos questionamentos e realizavam denúncias do sistema capitalista, os vereadores de direita desligaram o microfone das testemunhas de forma arbitrária, alegando que as respostas deveriam ser curtas para “o bem de todos”.

O caráter fascista e de perseguição política foi desmascarado também por Marcos Antônio ao dizer que não estava ali para dizer o que queriam ouvir, mas para dizer a verdade. E a verdade é que o povo enfrenta a carestia, a fome e a falta de habitação. E pior, quando o povo se organiza e luta é perseguido, a exemplo daquela CEI.

Matéria publicada na edição impressa  nº315 do jornal A Verdade

More articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos