UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

segunda-feira, 20 de outubro de 2025

MLB inaugura quadra esportiva no Vale das Ocupações, em Belo Horizonte

Leia também

Na quadra esportiva no Vale das Ocupações, em Belo Horizonte, foi realizada uma grande festa de Dia das Crianças na Ocupação Paulo Freire. A quadra leva o nome de Kauã Pereira, jovem negro, morador da Ocupação Eliana Silva, morto sob tutela do Estado, que até hoje não esclareceu a causa de sua morte.

Edinho Vieira | Belo Horizonte (MG)


BRASIL – Na tarde do domingo das crianças, 12 de outubro, o Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) realizou uma grande festa na Ocupação Paulo Freire, localizada no Vale das Ocupações do Barreiro, na cidade de Belo Horizonte (MG). Foi um dia com muitas brincadeiras, lanches, pintura facial, tranças e cortes de cabelo, além da distribuição de lembrancinhas e sorteios de bicicletas. Mas o maior presente era outro.

“Nosso campinho tá de volta, e agora muito melhor”, disse Luan, 11 anos, fazendo alusão ao antigo campinho de terra batida, que deu lugar a uma quadra poliesportiva novinha em folha.

A quadra Kauã Pereira é fruto de uma luta coletiva por melhorias nas condições de vida das famílias moradoras das ocupações urbanas, visando a ter mais espaços coletivos e de lazer, principalmente para os jovens da região.

O projeto foi viabilizado graças a uma campanha de financiamento coletivo organizada pelo Instituto Conhecimento Liberta (ICL), que contou com uma visita de Eduardo Moreira na ocupação e com uma live para apresentar o projeto ao público, que formou uma grande rede de apoio e solidariedade.

Muitos outros atores se somaram no processo coletivo que viabilizou a construção da quadra, como professores e alunos de Arquitetura da UFMG, além de uma grande rede de aliados e militantes do Movimento que atua na área. Os moradores se somaram na construção, tanto na mão de obra quanto no planejamento, que passou por assembleias e oficinas.

A quadra leva o nome de Kauã Pereira, jovem negro, morador da Ocupação Eliana Silva, morto sob tutela do Estado, que até hoje não esclareceu a causa de sua morte. “Kauã foi uma criança assim como vocês são, do MLB, assim como nós, e ele tinha um sonho, assim como todos nós, de ter um lugar para brincar. Desde pequeno, ele foi um lutador e, com sua família, sempre esteve com o MLB em todas as lutas. O Estado arrancou de Kauã o seu sonho, lhe tirou a vida”, disse Poliana Souza, coordenadora nacional do MLB.

Adriel Cássio, da coordenação estadual do MLB e irmão de Kauã, também falou: “Nós, junto com o MLB, construímos essa quadra. Não é uma quadra que nos foi dada pela Prefeitura. Foi com a nossa luta que nós construímos. É uma quadra para nossas crianças e isso tem outro poder. Essa quadra revive o sonho do meu irmão. Eu me lembro de um filme feito lá na Eliana Silva que se chama ‘A Rua é Pública’ (filme de Anderson Lima), e a temática era ter um lugar para as crianças brincarem. Hoje, o MLB realiza o sonho dessas crianças, que se iniciou lá na Eliana Silva e que continua vivo em nós”.

O MLB segue lutando e construindo coletivamente melhores condições de vida para as famílias pobres das ocupações, vilas e favelas das periferias das cidades brasileiras, nutrindo dia a dia o sentimento e a vontade de uma profunda transformação e a construção da sociedade socialista, em que todos os dias sejam das crianças, que tenham lugar para brincar e segurança para viver, onde tenha comida na mesa e um lar.

Matéria publicada na edição impressa nº323 do jornal A Verdade

More articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos