UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sexta-feira, 29 de março de 2024

Nova biografia de Lênin é lançada pelas Edições Manoel Lisboa

Leia também

Biografia ilustrada de Lênin

No marco dos 95 anos da Revolução Russa, as Edições Manoel Lisboa lançarão o livro Breve História Ilustrada de Lênin. Em sua quinta edição, revisada e ampliada, Elio Bolsanello, autor do livro e colaborador do jornal A Verdade, espera alcançar principalmente o público jovem. Elio, 77 anos, que é advogado e acompanhou atentamente o processo de editoração desta nova edição do livro, afirma que “a revolução vale pena”.

A Verdade – Elio, o que o motivou a escrever uma biografia sobre o Lênin desta forma tão simples e didática? Para quem você escreveu?

Elio Bolsanello – Eu considero Lênin a mais importante personalidade do século XX. A Revolução Russa de 1917 é, sem dúvida, o acontecimento político mais importante do século passado e por meio dela Lênin fundou o primeiro país socialista do mundo, que proporcionou enormes avanços sociais para seu povo e para o planeta. Somente um grande estrategista poderia tê-la conduzido sem promover um grande derramamento de sangue.

Eu não encontrei biografia do Lênin escrita por brasileiros e achei necessário escrevê-la. Visitei Moscou e consegui material que não tinha no Brasil para poder fazer essa produção.

Escrevi este livro principalmente para a juventude, por isso é um livro simples, muito claro, para que todos possam entender. Eu também não queria um livro complexo, falando de Lênin já durante o processo revolucionário, porque queria mostrar por que Lênin fez a Revolução.

E mais, queria tirar o medo do que é uma Revolução. No início, Lênin queria fazer uma Revolução pacífica, mas isso não foi possível e teve que partir para armas… eu queria mostrar que fazer a Revolução não é optar pelo morticínio. Lênin queria melhorar o mundo, e melhorou.

Como você vê os avanços alcançados com a Revolução Russa?

A Rússia era um país que tinha 80% de analfabetos em 1917 e, quarenta anos depois, a URSS lançou o primeiro satélite artificial da Terra para o espaço, o Sputnik I. Isso para você ver o valor de uma Revolução Socialista. Ainda hoje, mesmo com a derrocada da URSS – com tudo que aconteceu na Rússia capitalista, que não tem nada a ver com a proposta de Lênin –, o que ainda sobra de avançado é resquício da Revolução. O povo, até hoje, é muito culto; se não fosse a revolução, o país estaria até hoje com analfabetos. No livro eu trato disso; meu objetivo é mostrar que a Revolução valeu e vale a pena.

Lênin é ainda um exemplo?

Sem dúvida, ele é uma personalidade que deveria ser mais seguida no mundo de hoje. Por isso aí está a quinta edição do livro, e acho que essa edição do Centro Cultural Manoel Lisboa vai ser a melhor, vai ser o livro mais benfeito.

Você, que é assíduo leitor e colaborador do jornal A Verdade, gostaria de deixar uma mensagem para nossos leitores?

Eu gostaria que, em cada Estado onde se encontra o jornal A Verdade, se multiplicassem as vendas por mil, porque eu gosto muito desse jornal. Aliás, ele tem um ótimo nome também. É um jornal fácil de ser lido, com ótimos artigos, com conteúdo aprofundado. Sou assinante do jornal com muito prazer.

Vivian Mendes, São Paulo

More articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos