UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sexta-feira, 19 de abril de 2024

Ato em memória dos mortos pela ditadura militar é realizado em Pernambuco

O evento contou com a participação de movimentos sociais que lutam em defesa da memória, verdade e justiça a todas as vítimas do período da ditadura militar (1964-1985). 

Edielson Oliveira e Davi Lira, membros da coordenação do MLB-PE

Paulo Fernando, Sindcalçados Carpina


Foto: Taylinne Barrett

PERNAMBUCO – A Lei da Anistia, que abriu o caminho para o fim da ditadura militar, completa 40 anos em 2019, concedendo o perdão aos perseguidos políticos e permitindo que os exilados naquele período retornassem ao Brasil. Para que se exija memória e justiça, são realizados vários eventos pelo país como forma de lembrar o que foi e o que causou o período da ditadura militar.

Na Assembléia Legislativa de Pernambuco (ALEPE), na noite de 26 de agosto, a Comissão de Direitos Humanos juntamente com o Comitê Memória, Verdade e Justiça, promoveram uma sessão solene para a entrega de certidões de óbito às famílias e amigos dos assassinados durante o regime militar, comprovando a causa da morte sob tortura cometida pelo Estado brasileiro nos anos de 1964 e 1985.  

Trata-se de um ato simbólico em memória dos mortos e torturados pela ditadura militar, que contou com a participação da procuradora da República, Dra. Eugênia Gonzaga, ex-presidenta da Comissão de Mortos e Desaparecidos Políticos (CMDP), arbitrariamente afastada do cargo por Bolsonaro após dirigir críticas às declarações do presidente em referência a Fernando Santa Cruz, desaparecido na época. O evento também contou com várias referências de luta durante o período militar, como Cajá (ex-preso político e presidente do Comitê Memória, Verdade e Justiça de Pernambuco) e Gau (lutadora e sobrevivente da ditadura), além de vários movimentos sociais e família de ex-presos políticos e desaparecidos.

De acordo com o relatório final da Comissão Nacional da Verdade, são reconhecidas 434 mortes e desaparecimentos durante o período militar. Ao passo que não são apurados e julgados os crimes da época, o Estado ainda legitima declarações criminosas feitas pelo ex-militar Jair Bolsonaro, quando arquiva o processo em que o presidente da OAB, Felipe Santa Cruz, pedia explicações das declarações feitas sobre o seu pai, Fernando Santa Cruz.

Seminários, sessões solenes e outros eventos em memória aos 40 anos de anistia são necessários para que as lembranças da ditadura militar mantenham-se vivas. Os familiares, amigos e toda a população brasileira exigem punições imediatas aos torturadores e assassinos que agiram na época: Para que não se esqueça, para que nunca mais aconteça, tortura nunca mais!

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes