UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sábado, 20 de abril de 2024

PCMLE: Os povos do Equador obtiveram uma importante vitória

Comunicado urgente do Comitê Central do Partido Comunista Marxista-Leninista do Equador (PCMLE).

Foto: AA

Os povos do Equador obtiveram uma importante vitória após o levante popular dos últimos onze dias. Fizemos o governo recuar, apesar de toda a brutal repressão e do apoio da direita e do imperialismo. O sr. Lenín Moreno acreditava que poderia impor facilmente seu pacotaço econômico neoliberal. No fim, foi obrigado a revogar o Decreto 883 e apresentar um novo texto.

Os resultados desta luta só foram possíveis pela magnitude dos protestos, sua combatividade e pela unidade de ação das forças populares. Lutamos ao lado do movimento indígena, dos trabalhadores, da juventude, das mulheres, professores, moradores dos bairros pobres, pequenos comerciantes e camponeses. Todo o povo se levantou. Vale destacar a combatividade e o arrojo da juventude, que desempenhou o papel de tropa de choque neste combate, e a ação das mulheres indígenas que, mais uma vez, demonstrou sua valentia.

Nossas organizações cumpriram seu papel nesta luta, e o Partido e a Unidade Popular (UP) ocuparam lugar de destaque nesse processo.

A Greve Geral, defendida há vários meses, foi um marco desta jornada. Nosso Partido jogou um papel importante na condução da ação da Frente Unida dos Trabalhadores (FUT). O governo, a direita e a política do FMI foram derrotados. A imagem do governo está totalmente afetada. Seus principais ideólogos – Jarrín e María Romo – também se desgastaram. Seguimos exigindo que renunciem imediatamente! Continuaremos desgastando a imagem do Vice-Presidente e do Ministro da Economia, e denunciando a brutal repressão da polícia e do Exército.

Os povos em luta derrotaram o Estado de Exceção, o Toque de Recolher e a desinformação dos grandes meios de comunicação da burguesia.

As intenções do Correísmo não foram alcançadas, apesar de todos os esforços que fizeram. Seus planos golpistas foram derrotados e sua imagem sai desse processo ainda mais desgastada.

É indispensável difundir entre o povo a importância e a transcendência da unidade e da luta para a obtenção desta vitória.

Esta jornada coloca o movimento popular numa nova situação ideológica e política. Melhores condições para seu desenvolvimento estão colocadas. Nós, enquanto Partido, devemos fazer todos os esforços para ampliar nossas forças.

Devemos avaliar em nossas organizações e nas organizações de massas, sindicatos, associações, comunas, cooperativas, etc., o significado desta luta e defender a necessidade de novas ações. As assembleias populares criadas nestes dias precisam ser mantidas e fortalecidas para que se tornem espaços de debate e definição de ações futuras.

Destacamos a solidariedade internacional, as mensagens e ações neste sentido que foram promovidas em vários países.

Comitê Central do PCMLE, 13 de outubro de 2019.

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes