UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sexta-feira, 26 de abril de 2024

É hora de ampliar as lutas estudantis

Entre os dias 13 e 17 de julho ocorreu na cidade de Goiânia – GO, o 52º Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE). Reunindo cerca de 6000 estudantes de todo o país, o congresso debateu temas da conjuntura, como a crise econômica por que passa o mundo, os levantes populares que derrubaram ditaduras na África, o corte de verbas no orçamento da educação e  o novo código florestal, dentre outros.

A abertura do congresso foi um ato em homenagem a Leonel Brizola e a cadeia da legalidade, movimento que impediu um golpe de Estado que não queria a posse de João Goulart na presidência da República, após a renúncia de Janio Quadros.

Na manhã do segundo dia, foi realizado o 2° Encontro Nacional de Prounistas, que teve a presença do ex-presidente Lula. Após a solenidade foi realizado nas ruas de Goiânia um ato público por 10% do PIB para a educação. Com muita combatividade e agitação a oposição a atual gestão da UNE conformou uma coluna denunciando o corte de verbas no orçamento da educação, que no começo do ano somaram mais de R$ 3 bilhões. “Não adianta virmos ao Congresso da UNE debater e não debatermos conjuntamente a venda de nossas riquezas naturais pela ANP (Agência Nacional do Petróleo), os cortes de verbas no orçamento da educação, o pagamento de juros da dívida pública. É daí que vai sair o dinheiro que falta para investirmos 10% do PIB em educação” declarou Ricardo Senese, presidente do DCE da UFABC. À noite, diversos grupos de discussão sobre o movimento estudantil foram conduzidos pelos diretores da UNE e de entidades estudantis.

O terceiro dia do Congresso concentrou o debate em torno do financiamento da educação pública no Brasil. De um lado, estavam os que defendiam apenas a disputa no Congresso Nacional com  emendas no PNE (Plano Nacional de Educação) e, de outro, a oposição, que reivindicava que só haverá investimento de 10% do PIB na educação quando o governo parar de destinar todos os anos, mais de R$ 220 bilhões para o pagamento da dívida pública. “Os estudantes brasileiros não podem aceitar um PNE que destine apenas 7% do PIB para a educação daqui a 10 anos. É preciso organizar os estudantes em muitas mobilizações nesse segundo semestre, a diretoria majoritária da UNE não tem feito isso. Mas pelo que vi, a União da Juventude Rebelião (UJR) e a oposição de esquerda farão uma grande jornada de lutas em agosto e conquistarão 10% do PIB para a educação”,  declarou Marília Novaes, presidente do DCE da UFPE.

Ainda no terceiro dia foram debatidos temas como a democratização dos meios de comunicação, que contou com a presença de Fernando Alves, representando o jornal A Verdade, Soberania Nacional e Solidariedade Internacional, com Rafael Pires, Coordenador Nacional da UJR; Reforma Urbana no Brasil, com Wellington Bernardo, do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas, o MLB. Os debates sobre a Reforma Florestal e a Conjuntura Nacional tiveram uma grande participação dos estudantes, e em todos esses espaços a polarização entre a política de conciliação da diretoria majoritária e as bandeiras de luta e mobilização apresentadas pela UJR e pelo conjunto da oposição tiveram destaque no congresso.

Um momento marcante do Congresso foi a realização do Ato pela criação da Comissão da Verdade. Mesmo com a discriminação frente a alguns lutadores que combateram a ditadura e foram vítimas da perseguição e tortura, ou de familiares dos assassinados pelo regime, o ato simbolizou a entrada da UNE na campanha pela instalação da Comissão da Verdade.

Os últimos dias, reservados a plenária final do Congresso, começaram com um ato dos estudantes brasileiros contra as alterações no Código Florestal propostas pelo deputado Aldo Rebelodo PCdoB  e pela representante dos latifundiários Kátia Abreu (DEM). Apesar da tentativa de sufocar esse debate no congresso, mais de mil estudantes protestaram contra o Novo Código Florestal que beneficia o latifúndio e institucionaliza o desmatamento das florestas brasileiras.  O MST se fez presente no ato e reiterou sua luta contra o novo Código Florestal e a necessidade da Reforma Agrária no país.

O encerramento do Congresso se deu com a votação da política que a UNE deve implementar  nos próximos dois anos e a eleição da nova diretoria da entidade. Três chapas disputaram a diretoria, saindo vencedora a chapa “O movimento estudantil unificado pras mudanças do Brasil” composta pela UJS (juventude do PCdoB), PMDB, PTB, PPL e as correntes do PT (DS, CNB e Mudança), PDT e PSB.

A chapa “Oposição de Esquerda” obteve o segundo lugar, tendo um crescimento de praticamente 50% frente o último congresso e elegeu três diretores na executiva, sendo formada pela União da Juventude Rebelião, PSOL (Juntos, Levante, Contraponto, Rompendo Amarras e Vamos à Luta) e ainda o MRS (Movimento Rumo ao Socialismo), tendo como principais bandeiras a defesa da luta dos estudantes, o apoio a luta dos trabalhadores contra a crise econômica do capitalismo e a construção do socialismo como alternativa para o Brasil e o mundo.

A terceira chapa que disputou o Congresso, “MUDE”, formada pelas correntes do PT (AE, Trabalho e Militância Socialista) manteve durante todo o Congresso uma postura crítica a atual diretoria majoritária e apoiou a oposição nos debates e na realização do Ato contra o Código Florestal, elegeu um representante na executiva da entidade.

Esse crescimento da oposição dentro da UNE é reflexo do avanço da luta dos estudantes nas principais instituições de ensino superior do país. DCE´s importantes e históricos estão assumindo uma postura de defesa intransigente dos direitos dos estudantes, e avançado sua unidade para as lutas nacionais do movimento. A chapa “Oposição de Esquerda” reuniu mais de 20 DCE´s de universidades públicas, entre os quais, UFMG, USP, Unicamp, UFPE, UFPA, UFRGS, UFF, UFRJ, UFABC, UFAL e tantos outros. “No momento em que vivemos, em que as mobilizações da juventude no mundo inteiro se intensificam, em que o governo investe mais no pagamento da divida pública do que na educação e que o desemprego assola cada vez mais os jovens, é preciso crescer cada vez mais a intervenção da oposição na UNE. Precisamos ampliar essas lutas e o movimento estudantil precisa dar sua contribuição para a construção de um Brasil livre da exploração capitalista” afirmou Isabela Rodrigues, coordenadora-geral do DCE-UFMG.

Com certeza, a oposição saiu fortalecida do congresso da UNE. Agora, temos que trabalhar para o movimento estudantil ir à luta, não só contra os cortes de verbas no orçamento da educação, por 10% do PIB, mas também fortalecer as mobilizações por uma sociedade onde as pessoas vivam dignamente e a educação, a saúde, a cultura e a democracia verdadeira sejam prioridade, isto é,  por uma sociedade socialista.

Yuri Pires Rodrigues, membro da Coordenação Nacional da UJR

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes