Estudantes cariocas organizam nova entidade

64

Apesar do papel de vanguarda nacional protagonizado pelos estudantes cariocas em diversos momentos da vida política do país, há anos, os grupos que dirigem a Associação Municipal dos Estudantes Secundaristas do Rio de Janeiro (Ames) abandonaram o rumo da luta e nem sequer congressos democráticos existem mais para definir a política e renovar a Diretoria da entidade.

Frente à situação, centenas de estudantes organizados pela Associação Estadual dos Estudantes Secundaristas do Rio de Janeiro (Aerj) e pela União da Juventude Rebelião (UJR) decidiram mudar essa realidade. Aproveitando a realização da etapa estadual do Congresso da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), os estudantes cariocas presentes decidiram construir uma nova entidade representativa, a União Municipal dos Estudantes Secundaristas do Rio de Janeiro (Umes).

Eleita presidente da comissão pró-Umes, a estudante Juliana Alves afirmou que a discussão sobre uma educação de qualidade passa pelo fim do pagamento da dívida pública e pelo investimento de 10% do PIB no setor.  Já Carlos Henrique Vieira, presidente da Aerj, afirma que “é fundamental para o desenvolvimento das lutas no Estado do Rio de Janeiro que haja uma entidade forte e democrática na Capital”.

O congresso de fundação da nova entidade será no 1º semestre de 2012 e significará um novo momento para o movimento estudantil carioca e também nacional, um importante passo para organização dos estudantes brasileiros, resgatando parte importante de sua tradição de luta.

Caroline Gomes, da Comissão Pró-Umes