Os últimos soldados da Guerra Fria, o mais novo livro do escritor Fernando Morais, retrata a história de 14 agentes cubanos infiltrados em organizações de extrema direita no EUA, com o objetivo de interceptar ações terroristas contra Cuba. A operação, chamada pelos cubanos de Rede Vespa, conseguiu evitar vários atentados contra a Ilha.
No livro, Fernando Morais revela com detalhes os métodos utilizados por esses cubanos para ingressarem nos EUA, como se infiltraram nas organizações de extrema direita e os métodos de segurança que usaram para proteger a existência da Rede Vespa.
A principal missão dos agentes cubanos era enviar informações sobre as organizações terroristas e de futuras ações que pretendiam realizar, para que o governo estivesse preparado para impedir atentados. Ações das organizações terroristas contra Cuba, como Hermanos; Fundação Nacional Cubano-Americana (FNCA); Partido da União Nacional Democrática (Pund), entre outras, são apresentadas com inúmeros dados comprovando a existência de uma rede terrorista contra o governo cubano. Em especial, o livro destaca a história de cinco cubanos: Gerardo Hernández, Ramón Labañino, Fernando González, Antonio Guerrero (Tony) e René González, permitindo ao leitor conhecer a vida desses patriotas cubanos como se fosse um romance.
Livros, jornais, sites, revistas, depoimentos, filmes e documentários e tantos outros materiais são utilizados por Fernando Morais para escrever esse belíssimo livro em que narra tão bem a heroica história de vida e luta dos cinco heróis cubanos. Um livro para ler de um fôlego.
Anatália A. Silva, da coordenação do MLB