UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sexta-feira, 26 de abril de 2024

Ocupação Ruy Frazão conquista terreno

Ocupação Ruy Frazão, em PernambucoNove meses é o período de uma gestação, e foi o tempo necessário entre reuniões e ocupação para 350 famílias conquistarem suas casas. Na semana em que completariam dois meses de ocupação no terreno da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que há 30 anos não tinha nenhuma utilidade, as famílias organizadas pelo Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas/PE (MLB) conquistaram terreno para construção de suas casas.

O termo de compromisso foi assinado pela Secretaria do Patrimônio da União (SPU), a Secretaria das Cidades de Pernambuco, Governo do Estado, o Movimento de Luta nos Bairros Vilas e Favelas- MLB/PE e a Universidade Federal de Pernambuco.

Nele, a Secretaria do Patrimônio da União se compromete a destinar ao movimento área de 24 mil metros quadrados no bairro de Afogados, Recife. O Estado de Pernambuco expressa em documento sua desistência de interesse pela referida área, já que está empenhado na solução do caso, e a UFPE prestará assistência técnica para o anteprojeto habitacional da área destinada ao MLB.

Em assembleia, as famílias ouviam atentamente a proposta do Termo de Compromisso. A aprovação pelas famílias veio de uma forma diferenciada; em vez de mãos erguidas, foram sorrisos, palmas e palavras de ordem. Esta é uma vitória importante de uma longa caminhada, que o processo de organização deve continuar; um grande ato para assinatura pública do termo está previamente marcado para o dia 13 de abril, e os próximos passos serão a elaboração do projeto habitacional e a captação do recurso para sua construção.

Às famílias cabe manter o compromisso de continuar a lutar, manter as reuniões semanais, assembleias, atos e passeatas, tudo enfim que seja contribua para conquistar a vitória definitiva, a casa tão desejada.

Elizabeth Araújo, Recife

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes