UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sábado, 20 de abril de 2024

RAP como forma de transformação social

A palavra RAP significa ritmo e poesia, e se configura em geral por letras musicadas que aparecem na forma de discurso com rimas. Muitas vezes, elas falam sobre os problemas sociais que se apresentam no cotidiano da nossa sociedade. É como um desabafo de pessoas inconformadas com a banalização da vida.

No último dia 14 de abril foi realizado um evento de RAP na comunidade Jorge Turco, localizada em Coelho Neto, tida como uma das áreas com menor índice de desenvolvimento humano da cidade do Rio de Janeiro. Alem da precariedade de políticas públicas, a comunidade está localizada em uma área em situação de conflitos permanentes entre várias organizações do poder paralelo que estão presentes no local. É uma situação real de esquecimento social por parte do poder público.

Um dos organizadores do evento descreveu a noite do RAP como “um grito de uma juventude combatente que não cansa de lutar”. O evento contou com apresentações de vários músicos, DJs, batalha de MCs e discursos políticos. Estiveram presentes militantes do PCB, PT, PSOL, PCR, Apafunk, entre outros, que se uniram pela arte como forma de fortalecer sua luta em prol da construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Nesse evento e em tantos outros realizados por todo o país, pudemos perceber que a arte também pode estar a serviço da transformação social quando utilizada como instrumento de conscientização e mobilização. É importante que também sejam construídos outros eventos com potencial revolucionário, que possam reunir a população inconformada com os problemas decorrentes da ordem capitalista, ao perceber a cultura como uma arma poderosa na luta contra a alienação manipuladora que sustenta a opressão vigente.

Cíntia Vaz e Júlio Lacerda, Rio de Janeiro

erca 150 estudantes, organizados pela Associação Paraibana dos Estudantes Secundaristas (Apes) e pela União da Juventude Rebelião (UJR), ocuparam no dia 12 de abril, as galerias da Assembleia Legislativa da Paraíba

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes