UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

terça-feira, 23 de abril de 2024

Servidores conquistam reajuste do Governo

A greve dos servidores técnico-administrativos das universidades federais, que compõem a base da Federação de Sindicatos de Trabalhadores em Educação das Universidades Brasileiras (Fasubra), terminou no dia 27 de agosto, após quase 80 dias de paralisação. A categoria foi a primeira a firmar termo de compromisso com o Governo Dilma, o que representou uma grande vitória política.

Os técnico-administrativos conquistaram um reajuste acumulado de 15,8%, dividido em três parcelas para os meses de março de 2013, 2014 e 2015. Além do reajuste, os servidores conquistaram importantes melhorias no Plano de Carreira, que não tinha sofrido modificações significativas desde 2005, quando foi criado.

O principal avanço é o que fixa percentuais de Incentivo de Qualificação, uma espécie de gratificação que os servidores recebem sobre o vencimento básico por atingir um nível de escolaridade superior ao exigido para o ingresso no seu cargo. A partir de janeiro de 2013, todos os servidores, independente da escolaridade mínima exigida, terão o direito de avançar na carreira até obter o percentual máximo do incentivo de qualificação (75%), que é oferecido para aqueles que conseguem concluir o doutorado. Além disso, as qualificações mais baixas (ensino fundamental, médio, técnico e graduação) foram valorizadas.

Temos a certeza de que isto ainda é muito pouco, diante das nossas reais necessidades. No entanto, conseguir unificar a categoria e quebrar a intransigência do Governo foram as principais conquistas do movimento.

Estas conquistam se revestem de grande valor político pela conjuntura em que elas foram obtidas. A categoria enfrentou no ano passado uma greve duríssima de 90 dias, que foi marcada pela divisão do Comando Nacional de Greve em dois campos opostos. Enquanto isso, o Governo Federal fez pouco caso da greve e chegou a pedir na Justiça sua ilegalidade. Como resultado, a categoria não conseguiu nenhum reajuste, amargando o segundo ano consecutivo de congelamento da tabela salarial.

Neste ano, a realidade foi bem diferente. Além da unidade dentro da categoria, a Fasubra contou com o quadro de uma verdadeira greve geral dos servidores federais. Entraram em greve professores universitários, servidores dos Institutos Federais de Educação, as 18 categorias que compõem a base da Confederação dos Trabalhadores do Serviço Público Federal (Condsef), os servidores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), da Polícia Federal, da Justiça Eleitoral, etc.

Esta conjuntura obrigou o Governo Dilma a ceder. A experiência da greve 2012 demonstrou o acerto da posição que o Movimento Luta de Classes (MLC) já defendia desde o ano passado: a necessidade da greve geral dos servidores federais para derrotar a política de arrocho salarial. Mas mostrou também que é necessário aprofundar esta unidade. Se as categorias negociassem de forma conjunta com o Governo, seria possível arrancar um reajuste muito maior.

Clodoaldo de Oliveira,
da Coordenação Nacional do MLC

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes