UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sexta-feira, 29 de março de 2024

Famílias de Duque de Caxias continuam luta

Leia também

Depois de serem despejadas violentamente pela Polícia Militar, as famílias da Ocupação Sônia Angel, em Duque de Caxias-RJ, permanecem mobilizadas e determinadas a conquistar o direito humano de morar dignamente.

Depois da ação ilegal de reintegração de posse comandada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), uma ampla campanha de denúncia da truculência policial foi desenvolvida pelo MLB, envolvendo centenas de pessoas na cidade e vários amigos e simpatizantes do movimento, além de haver sido realizado, no último dia 9 de novembro, no centro de Caxias, um ato público em defesa de moradia digna. O MLB também já está acionando a Justiça contra a Polícia e o Inea, exigindo a apuração dos fatos e a punição dos responsáveis pela violência.

Ao mesmo tempo, as famílias sem teto continuam se reunindo semanalmente para traçar os novos encaminhamentos da luta e reorganizar a ocupação. Para Juliete Pantoja, uma das coordenadoras do MLB, nem mesmo o trauma da desocupação amedronta as famílias: “A cada reunião que fazemos nos bairros percebemos novas pessoas interessadas na luta do MLB. Isso pra nós é muito importante e é um incentivo a mais para continuarmos na luta. Tenho certeza de que a nova ocupação que estamos organizando será muito maior”, afirma.

 Mas não é apenas a luta por moradia digna que mobiliza as famílias da Sônia Angel. No próximo dia 8 de dezembro, haverá um encontro de mulheres do movimento e, às vésperas do Natal, todos ocuparão as ruas centrais de Caxias contra a fome e a carestia de vida, durante a jornada por um Natal sem fome e sem miséria organizada pelo MLB.

Heron Barroso, Rio de Janeiro

More articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos