Odijas Carvalho de Souza (1945-1971), estudante de agronomia da UFRPE e líder estudantil, foi barbaramente assassinado pela ditadura militar por lutar pela liberdade, pela democracia e por um país mais justo. Odijas teve seus direitos políticos, civis e estudantis cassados pelo Decreto-Lei nº 477, pelo qual a UFRPE foi uma das universidades mais atingidas. Foi preso no dia 30 de janeiro de 1971 e levado para o Dops/PE, embora em seu prontuário não conste sequer um depoimento.
Neste ano de 2012, a Universidade Federal Rural de Pernambuco estará completando 100 anos. A rematrícula de Odijas e o Seminário pelo Direito à Memória, Verdade e Justiça-Odijas Carvalho de Souza ocorrerão no dia 9 de novembro e será uma das atividades oficiais do centenário, conquistada depois de muita mobilização dos estudantes e das organizações que lutam em favor dos direitos humanos, da abertura dos arquivos da ditadura e da punição dos torturadores.
É com esse seminário que o Diretório Central dos Estudantes da UFRPE vai garantir aos estudantes e à sociedade o direito de conhecer a sua história e a importância da luta pela abertura dos arquivos da ditadura e pela punição dos torturadores de Odijas. Além disso, o ato de rematrícula em homenagem a Odijas Carvalho de Souza será símbolo do reconhecimento da UFRPE, do Estado e toda a sociedade ao erro irreparável, aos crimes imprescritíveis e à violação dos direitos humanos contra Odijas e contra todos os que foram assassinados naquele período sob as mesmas condições.
A justa homenagem que fazemos ao patrono da nossa entidade e aos demais jovens que tiveram suas vidas ceifadas pela repressão da ditadura militar é uma forma de garantir que tais crimes jamais se repitam em nosso País e que o povo brasileiro tenha acesso a informações que até hoje são extremamente ocultadas da maioria da população.
Odijas Carvalho de Souza, presente! Agora e sempre!
Lidiane Monteiro, Coordenadora-geral do DCE-UFRPE